25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Colégio de Três Lagoas realiza Gincana Estudantil

31/10/2014 16h14 – Atualizado em 31/10/2014 16h14

Com o tema “Brasil, um país multicultural”, a competição busca promover a socialização entre alunos e professores

Thata Bernachi

Com finalidade de promover a interação e a socialização entre alunos e professores, o colégio Sistema Exitus de Três Lagoas realizou uma gincana, durante todo este mês, com a participação do corpo docente e discente, objetivando ainda engrandecer e assegurar a vida acadêmica, além de resgatar a cultura brasileira, incentivar o hábito da leitura e pesquisa, e fortalecer o grupo escolar.

Com a realização de atividades de produção criativa, artística e cultural, o colégio pretende aumentar o interesse e a participação dos alunos em atividades acadêmicas, assim desenvolvendo atitudes e valores.

ATIVIDADES

Segundo informações, a Gincana Estudantil é realizada todo ano pela Instituição. Neste ano os alunos e professores foram divididos em quatro turmas, com o tema: “Brasil, um país multicultural”. Cada equipe representou uma região do país – Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste – apresentando histórias, danças e comidas típicas de cada lugar.

Outras provas como arrecadação de alimentos e materiais recicláveis, doação de sangue, apresentação de teatro, coral “A Capela” e stund up comedy também foram realizadas pelos grupos.

Conforme o diretor do estabelecimento de ensino, Nilo Cândido, as tarefas pré-determinadas na competição pretendem formar os alunos enquanto agentes sociais. “Eles executam essas atividades em grupo com a finalidade não de apenas ganhar, mas interagir entre si”, comenta.

INTERAÇÃO

Para o professor de Matemática Valdinei Cardoso, a realização do evento é importante para a interação e participação dos estudantes. Ele explica que no ano passado foram sete equipes participantes, diminuindo para quatro neste ano. “Houve uma interação maior e melhor, sendo bem mais participativo por parte dos alunos”, esclarece.

A aluna Giulia de Oliveira, de 12 anos, destaca a importância da gincana também nas notas, pois é um jeito divertido de aprender. “É uma brincadeira e não uma competição. Nós aprendemos bastantes sobre as regiões do Brasil. Eu não sabia nada sobre o Sul, por exemplo, e aprendi através das atividades”, ilustra a escolar.

Matheus Oliveira, estudante de 16 anos, acrescenta que um dos objetivos essenciais da realização do evento, é ajudar os menos favorecidos, além da cooperatividade e aproximação dos alunos de diferentes turmas no ambiente escolar.

PAÍS MULTICULTURAL

Na opinião do professor de Geografia Gustavo Galvão, a escolha do tema deste ano foi de extrema importância para a disciplina que ministra no colégio, pois oportuniza os alunos a conhecer a diversidade cultural do Brasil. “Através das brincadeiras, é possível mostrar ao aluno as características de cada região. Uma forma diferente de se aprender sobre culturas tão diferentes em um mesmo país”, explica.

Ele também ressalta que a iniciativa é uma forma de prevenir a xenofobia, que causou bastante polêmica após as eleições deste ano. “Ao aprender sobre determinada região, o aluno passa a conhecê-las e assim respeitá-las”, aponta Galvão.

O colégio Sistema Exitus de Três Lagoas realizou uma gincana, durante todo este mês (Foto: Thairine)

Provas como arrecadação de alimentos e materiais recicláveis, doação de sangue, apresentação de teatro foram realizadas (Foto: Thata Bernachi)

Cada equipe representou uma região do país -  Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste (Foto: Thata Bernachi)

O colégio pretende aumentar o interesse e a participação dos alunos em atividades acadêmicas (Foto: Thata Bernachi)

Neste ano os alunos e professores foram divididos em quatro turmas, com o tema: “Brasil, um país multicultural” (Foto: Thata Bernachi)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.