17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Comandante da PM de MS se despede de colegas de farda de Três Lagoas

25/03/2014 16h19 – Atualizado em 25/03/2014 16h19

Em clima de despedida, coronel David visita colegas do 2° BPM de Três Lagoas

Durante solenidade de formatura de novos oficiais em Três Lagoas, o comandante geral da PM de MS, coronel David, aproveitou a oportunidade e se despediu dos colegas de farda por conta de sua saída da corporação; vai se aposentar

Léo Lima

O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos, esteve nesta terça-feira (25) de manhã reunido com o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Wilson Sérgio Monari, durante solenidade de formatura de novos oficiais da PM local, no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas.

Na oportunidade, coronel David aproveitou para se despedir dos companheiros de farda, por conta de sua aposentadoria – deixa o comando em abril vindouro. O comandante se despediu de todos os policiais militares, em especial do comandante do 2° BPM, cuja designação ele próprio indicou quando assumiu a Polícia Militar do Estado. E tal fato foi lembrado pelo comandante geral.

“Há quatro anos e meio, quando assumi [comando geral da PM], Três Lagoas era vista como uma área sem segurança e logo designei Monari para o 2° BPM; hoje, a cidade está muito mais tranquila do que era há uns tempos atrás. Monari aplicou seu profissionalismo e inteligência no comando da PM local e fez a criminalidade diminuir consideravelmente, tranquilizando as famílias três-lagoenses”, lembrou.

Segundo o coronel, o comandante Monari aumentou a autoestima da tropa, resultando num trabalho mais atuante. Sua forma rigorosa de comandar e de fazer a corporação atuar trouxe a tranquilidade para a sociedade. “Ele é rigoroso com o bandido e ao mesmo tempo carinhoso com a população”, resumiu.

POLÍCIA COMUNITÁRIA

Em entrevista coletiva à imprensa local, coronel David destacou seu trabalho à frente do comanda geral da PM, principalmente na instituição da Polícia Comunitária como forma de reduzir a comunidade a partir da integração da Polícia Militar com a comunidade aonde as unidades pacificadoras chegaram.

“Foi altamente benéfico [a implantação dessa unidade]; extremamente importante empunhar essa bandeira, estreitando o relacionamento com a comunidade, permitindo a redução da criminalidade, com a população atuando firme na denúncia de fatos criminosos. Foi uma grande realização da corporação”. Foi o que afirmou o comandante geral da PMMS, durante a entrevista aos jornalistas.

“Estamos percorrendo todas as unidades do Estado, conversando com os policiais militares. Mas, ao invés de sentirmos tristeza em deixar a corporação, nos sentimos alegres em poder ter tido a chance de colaborar na melhoria da segurança pública em Mato Grosso do Sul”, observou o comandante.

David destacou, nesse ponto, o apoio integral dos policiais militares, “do soldado aos comandantes”. Nesse tempo em que esteve a frente do comando da PM de MS, segundo o coronel, foram assegurados garantias e direitos aos policiais. “Hoje, o MS é o estado com maior segurança em todo o País, só suplantado pela policia de São Paulo, que conquistou o primeiro lugar na pesquisa do Fórum da Segurança Pública que cuida da violência no Brasil”, colocou.

Conforme o comandante, a PM do Estado é altamente eficiente. “Mesmo que tenhamos carência de efetivo, mas não podemos debruçar nessa carência e sim buscar ultrapassar limites e sempre em favor da prevenção dos crimes”, disse.

RECURSOS INSUFICIENTES

Uma das indagações dos jornalistas se referiu justamente à questão da insuficiência de estrutura, com relação a material humano e de equipamentos (armas, viaturas etc). A esta pergunta, coronel David direcionou esta resposta: “[o governo federal] não tem verba carimbada [específica] para a Segurança Pública, como tem a Saúde, a Educação…”.

Mesmo com os recursos reduzidos, o comandante afirmou que a Polícia Militar, em termos de investimentos, se modernizou, usando a tecnologia para melhorar o atendimento às necessidades da população em relação à segurança pública. Atualmente, a PM está totalmente informatizada, agilizando os procedimentos investigativos e de policiamento em geral, “permitindo antecipar os fatos criminosos”.

BANDIDO BOM…

O adágio “bandido bom é bandido morto”, uma máxima do cotidiano policial, não faz parte do metiê do comandante da PM estadual. Mas, David não titubeia ao apontar sua preferência: entre a vida do bandido e a vida do cidadão ou do policial militar é melhor que morra o bandido”.

A colocação adveio de questionamento dos jornalistas a respeito de sua posição a propósito dos riscos da função. Para ele, “a sociedade entende os riscos do policial, nos confrontos com bandidos; o policial tem que defender a sociedade e a si próprio nesses momentos”.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos policiais militares, segundo David, é com relação à legislação. “A Lei é ‘carinhosa’ com o bandido. A legislação do Estado Brasileiro é cada vez mais opressiva com o cidadão e benéfica com os bandidos”, compara o comandante da PMMS.

Ao finalizar, coronel David alertou que “a PM cumpre seu papel e o sistema, infelizmente, não funciona e solta o bandido que acaba voltando ao seio da sociedade, roubando, matando”.

Na Câmara de Três Lagoas, coronel David (centro) se despede dos colegas de farda do 2° BPM (Foto: Léo Lima)

Tenente coronel Monari informa ao comandante geral da PM a atuação da corporação em Três Lagoas (Foto: Léo Lima)

Em conversa descontraída, o jornalista Ricardo Ojeda, diretor do Perfil News, também se despede do coronel David (Foto: Léo Lima)

Coronel David, na ocasião, destacou o trabalho do colega Monari à frente do 2° BPM em Três Lagoas (Foto: Léo Lima)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.