24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Em meia hora, mais de 20 infrações são registradas em cruzamento

16/05/2014 15h29 – Atualizado em 16/05/2014 15h29

Em meia hora, mais de 20 infrações são registradas em cruzamento de rua com avenida

A maioria dos infratores foi de motoristas, que não ligam seta sinalizadora (ou acionam erroneamente) para alertar sobre conversão

Léo Lima

Em um dos cruzamentos de vias mais movimentado da cidade, a reportagem do Perfil News conseguiu flagrar, em 30 minutos, vários condutores de veículos cometendo infrações de trânsito, podendo ocasionar, inclusive, acidentes graves e até mortes.

A equipe se posicionou na esquina da rua Bom Jesus com a avenida Filinto Muller, das 17hs às 17h30, no fim da tarde de quinta-feira (15), e capturou imagens de pelo menos 20 motoristas, motociclistas e até ciclistas, cometendo irregularidades ao trafegarem pelo local.

Uma das infrações mais registradas foi a utilização, por parte dos motociclistas, do capacete com a viseira levantada, o que não é permitido pela legislação de trânsito. A não utilização, por muitos desses condutores, de alerta de seta alertando sobre alguma ação de direção (se vai virar à esquerda ou direita), foi outra infração flagrada.

Também na questão da não utilização da sinalização devida para indicar direção que vai seguir, foi flagrada no comportamento dos motoristas. Uns entravam na rotatória com a seta ligada, mas seguiam em frente, pela rua Bom Jesus. Outros, não ligavam a seta e convergiam à esquerda, sentido de quem entra pela Bom Jesus e pega a avenida Filinto Muller.

Um pedestre que passava pelo local contou que, diariamente, atravessa a avenida e tem dificuldades para tanto. “Fico um bom tempo esperando que nenhum carro venha pela avenida para atravessar, mas mesmo assim tem motorista que entra na rotatória sem ligar a seta – a gente pensa que vai seguir em frente pela Bom Jesus – e no entanto vira para pegar a Filinto”, enfatiza.

PEDALANDO CONTRA AS LEIS

Os ciclistas não são atingidos pelas penalizações de trânsito, caso cometam alguma infração. Por isso, provavelmente, fazem pouco caso da legislação. Além de trafegar na contramão e não prestar atenção quando na travessia de vias, não utilizam os espaços a eles reservados para transitar com os veículos.

As imagens foram claras para exemplificar tal situação. Em uma delas, os ocupantes de uma bicicleta trafegavam pela avenida Filinto Muller sem usar a ciclovia que existe no canteiro central da via e quase em toda sua extensão.

“É o trânsito de Três Lagoas”, resumiu um empresário que tem um comércio nas proximidades, acrescentando uma conclusão preocupante: “por isso, o aumento do número de acidentes e das mortes no trânsito”.

Avenida Filinto Muller com a rua Bom Jesus: vias movimentadas e trânsito dos mais complicados (Foto: Edivelton Kologi)

Sem ligar seta de convergência, seria natural que o carro de passeio seguisse em frente na rua Bom Jesus; a motorista, realmente, assim procedeu (Foto: Edivelton Kologi)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.