21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em menos de uma hora, chove metade do que era previsto para todo o mês de fevereiro

26/02/2015 15h09 – Atualizado em 26/02/2015 15h09

A Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social estão trabalhando em conjunto para atender a população prejudicada pelo mau tempo

Léo Lima com assessoria

Em menos de uma hora choveu 101 mm em Três Lagoas, mais da metade do que era previsto para todo o mês de fevereiro. Em função disso, a prefeita Marcia Moura solicitou que a Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação disponibilize pessoal para avaliar os pontos críticos e auxiliar famílias prejudicadas pela forte chuva.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Rebello, a previsão era de mais ou menos 200 mm para todo o mês, embora não tenha informado a fonte meteorológica para confirmar os dados. “Em 50 minutos choveu 101 mm, segundo dados da Secretaria de Infraestrutura, mas acredito que tenha sido até mais que isso. Estamos trabalhando para atender famílias prejudicadas pelo mau tempo e desobstruir vias”, explicou ele.

Rebello orienta que caso o nível da água chegar a invadir alguma residência o proprietário deve trancá-la, comunicar algum órgão responsável e se abrigar em local seguro. “Acredito que essa chuva forte é apenas hoje. Três Lagoas foi a única mais atingida, pois é uma nuvem concentrada, mas já está se dissipando, mesmo assim é necessário ter cautela e se prevenir, haja vista que esse mau tempo surpreendeu a meteorologia”, ressaltou o coordenador.

A Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação está disponibilizando pessoal e maquinário necessário para atender a população, porém algumas ações só poderão ser iniciadas após a chuva parar completamente e, a Assistência Social empenhou quatros Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar rondas nos bairros mais afetados e distribuir, se necessário, lonas e colchões.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, as famílias que ficarem desabrigadas serão encaminhadas para o Centro POP (Antigo albergue), onde terão abrigo e o auxílio necessário até que a situação se normalize. Além disso, a população deve procurar o CRAS de referência do seu bairro em caso de emergência.

TRÂNSITO

A Secretaria Municipal de Trânsito também está empenhando a sua equipe técnica para reparar os sistemas semafóricos que pararam de funcionar.

SERVIÇO

Em caso de emergência a população deve ligar para a Defesa Civil, pelo telefone (67) 3929-1578 (às 14h21 a reportagem do Perfil News ligou para esse número, mas a resposta eletrônica era de que o telefone estava temporariamente fora de serviço), Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193 ou no Centro POP pelo contato (67) 3929-1566.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

Avenida Capitão Olyntho Mancini, centro da cidade: enxurrada forte atrapalhou o trânsito de veículos (Foto: Divulgação)

Em vários pontos da cidade, imóveis foram tomado pela enxurrada (Foto: Divulgação)

Após a chuva amainar, o tráfego em algumas vias já era possível (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.