17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Em tempos de contenção de gastos na administração, três-lagoense paga mais com iluminação pública

16/02/2015 10h32 – Atualizado em 16/02/2015 10h32

Em vários pontos da cidade o problema é registrado: centenas de luminárias acesas durante o dia, enquanto que durante à noite muitos bairros não tem o serviço

Léo Lima

10h20, neste momento em Três Lagoas.

O sol aparece entre nuvens, com o dia prometendo ser mais uma vez quente na cidade.

E em vários pontos, centenas de luminárias estão acesas, em plena luz do dia. O problema vem ocorrendo há algum tempo, embora a administração municipal tenha deflagrado, recentemente, uma operação de contenção de gastos a partir da demissão em massa de servidores em vários setores. O objetivo: reduzir ao máximo a folha de pagamento, face a um ano anunciado como preocupante em termos de arrecadação para os cofres públicos.

Exemplo foi flagrado por volta das 9h30 desta segunda-feira (16), quarto dia de carnaval pela reportagem do Perfil News, na confluência da Avenida Filinto Muller com a Rua Bom Jesus, entre os bairros Lapa e Interlagos. Na avenida, várias luminárias acesas; algumas desligadas. Na referida rua, para os lados do Lapa, o mesmo registro.

“Esses dias vimos o Bonafé [provavelmente, Rodrigo, dono da Construtora Bonafé, que seria contratada para o serviço] fiscalizando a iluminação pública na avenida [Filinto Muller], mas foi embora sem resolver o problema”, reclamou um comerciante e morador próximo do cruzamento das referidas vias. “E a conta [do serviço] quem paga somos nós”, concluiu.

Seguindo pela Filinto Muller, da Bom Jesus até a David de Alexandria (cerca de 150 metros), no sentido centro-bairro, pelo menos quatro luminárias estavam acesas. Nessa mesma avenida, da Bom Jesus até a Rua Zuleide Peres Peres Tabox, estavam acesas outras quatro luminárias. Na Bom Jesus, a partir da Filinto Muller até a Rua Oscar Guimarães, foram contadas seis luminárias.

Na Orla da Lagoa Maior, mais precisamente nas proximidades da pista de skate, é também constante a verificação de gasto desnecessário com iluminação pública. Vários pontos ficam iluminados durante o dia. Uma freqüentadora alerta que o equipamento que liga e desliga o serviço fica localizado nas instalações da própria pista de skate e os praticantes da modalidade tem fácil acesso.

E desde o início deste ano o serviço de iluminação pública no país está sendo realizado pelas administrações municipais, conforme determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

APAGÃO

Enquanto isso, enquanto as escolas de samba tentavam desfilar na Avenida Rosário Congro, um apagão pegou de surpresa muitos moradores, especialmente nos bairros Colinos, Vila Piloto e Jardim Alvorada; em outros, o problema foi parcial.

“Das 22h45 até por volta das 23 horas e pouco – foi mais ou menos meia hora sem luz – a gente ficou no escuro. Ligamos para a Elektro [concessionárias responsável pelo abastecimento de energia elétrica para a cidade] e eles [atendente] não souberam informar o motivo de apagão nem quando a luz voltaria”, reclamou uma moradora da Vila Piloto.

CAPITAL

Em reportagem apresentada no Bom dia MS de hoje, a TV Morena denunciou o descaso das administrações estadual e municipal em Campo Grande com os gastos com energia elétrica. O enfoque foi quanto à iluminação dentro de prédios que abrigam órgãos públicos.

Esse descaso foi direcionado para a falta de atenção por parte de servidores públicos, o que deve também estar acontecendo em Três Lagoas, especialmente no setor de Infraestrutura, Transporte e Habitação, que tem um departamento de Obras e Serviços Públicos.

Na Avenida Filinto Muller, após a Rua Bom Jesus da Lapa, pelo menos duas luminárias, dentre as muitas, acesas (Foto: Léo Lima)

Cruzamento da Filinto Muller com a Bom Jesus: as duas luminárias da esquina estão ligadas (Foto: Léo Lima)

Do cruzamento com a Bom Jesus, na Filinto Muller, em sequência, três luminárias acesas (Foto: Léo Lima)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.