24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em Três Lagoas, projeto educacional leva consumo consciente de água a detentos

27/05/2015 11h10 – Atualizado em 27/05/2015 11h10

Entre as atividades realizadas no projeto, os internos aprenderam a confeccionar um purificador utilizando garrafas PET de dois litros, algodão, areia limpa, carvão em pó e tesoura.

Da Redação

Reeducandos da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas (PSMTL) estão participando de um projeto educacional que trabalha o consumo consciente da água, por meio de atividades multidisciplinares. A ação é desenvolvida por professores da Escola Polo Professora Regina Anffe Nunes Betine, responsável pelo ensino nos presídios de Mato Grosso do Sul, com apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Segundo a coordenadora pedagógica da penitenciária, Maria Lúcia Ascêncio Pereira, a iniciativa tem como objetivo levar conhecimento e conscientização para o exercício da cidadania aos que, em muitos casos não tiveram acesso em idade adequada. “Conseguimos demonstrar a importância da água para a vida, devendo ser utilizada sem desperdício. A intenção é que eles levem essa conscientização também para o seu meio social quando estiverem em liberdade”, destaca.

Entre as atividades realizadas no projeto, os internos aprenderam a confeccionar um purificador utilizando garrafas PET de dois litros, algodão, areia limpa, carvão em pó e tesoura. “Esse filtro teve como função primordial trazer soluções possíveis para a prevenção de doenças causadas por água contaminada”, explica o responsável pelo setor de educação do presídio, Wilson Medina.

Para o diretor da unidade prisional, Eidimar Prado de Freitas, ao apresentar as diversas formas de minimizar e sistematizar o uso dos recursos hídricos no cotidiano dos internos, o projeto contribui diretamente para que eles acabem reduzindo os desperdícios no estabelecimento penal, o que, além da questão ambiental e social, representa também economia aos cofres públicos.

(*) Agepen

A ação é desenvolvida por professores da Escola Polo Professora Regina Anffe Nunes Betine. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.