33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Festa de Santa Luzia terá dez dias de comemorações em Três Lagoas

30/11/2015 11h36 – Atualizado em 30/11/2015 11h36

Foram escolhidos dez dias, que antecedem as comemorações à Santa Luzia, 13 de dezembro. Os fiéis e devotos poderão participar de diversos eventos programados

Patrícia Miranda

Com a intenção de levar bênçãos e manter a devoção, a Paróquia de Santa Luzia em Três Lagoas, terá programação religiosa especial para as festividades em alusão à Santa Luzia.

A Igreja de Santa Luzia é datada desde 1967 e há 48 anos a festa se mantém em Três Lagoas. Para o Padre Severino Orso, responsável pela paróquia, há boa expectativa de público durante os encontros. “Não dá para ter uma previsão de quantas pessoas irão vir, mas devido ao período de férias escolar e recessos, acreditamos que as pessoas participarão”, informou o Padre.

A festa procura arrecadar dinheiro para a reforma da casa paroquial, no qual será instalado um seminário e a aquisição de três hidrantes.

Entre os dias, 11, 12 e 13 haverá quermese com pastelão, cachorro-quente, picolés, sorvetes, porções, espetinhos, bebidas, pescaria e pula-pula. “Nós estamos pedindo ajuda com prendas, doação de carnes para quermese. Quem for colaborar, favor entrar em contato conosco pelo 3521-2884 (falar com Rodrigo em horário comercial) ou enviar um e-mail para paró[email protected]”, informou Severino. Ou ainda através da página do Facebook Paróquia Santa Luzia -Três Lagoas – MS

As missas e a quermesse serão realizadas na Paróquia de Santa Luzia, localizada na Avenida Angelina Tebet, 530, Bairro Santa Luzia.

PROGRAMAÇÃO

03/12

Às 19h, haverá abertura da Novena com Adoração ao Santíssimo – RCC, com o Padre Fábio

04/12

Às 19h, Apostolado da Oração, idosos e doentes: benção da saúde, com Dom Luiz Gonçalves Knupp

05/12

Missa das Crianças (distribuição de pães para as crianças), às 19h, com o Padre Edilson.

06/12

Missa da Família- Pastoral Familiar, com Padre Marcilio às 19h.

07/12

Missa dos Professores, com Padre Alessandro às 19h.

08/12

Às 19h, Terço das Mães. Missa da solidariedade – Assistência Social, Pelotão Mirim, Patrulha Florestinha, Patrulha Mirim do Trânsito e Bombeiros do amanhã, com Padre Clemilson.

09/12

Missa pelas autoridades de segurança e da justiça, Poder Executivo e Legislativo, às 19h com o Padre Nivaldo.

10/12

Às 19h, Missa pelos moradores mais antigos do Bairro Santa Luzia, com os novenários Diácono Cidão, Terezinha e Lozemar. (Após a Missa haverá confraternização com os moradores mais antigos. Pedem a cada um para trazer algo como partilha exemplo, bebidas, doces e/ou salgados)

11/12

Às 19h Missa dos Comunicadores (Rádio, TV e Jornal) e Terço dos Homens, com Padre Claúdio.

12/12

Procissão: Início junto à Lagoa Maior (Biblioteca Municipal) e às 19h, Missa na Praça de Santa Luzia com o Padre Altair.

13/12

Dia de Santa Luzia, Missas na Matriz às 8h e 19h, com a Benção dos olhos.

SANTA LUZIA

A “protetora dos olhos”, como Santa Luzia é conhecida, foi morta por afirmar sua adoração a Deus.
Segundo o site Nossa Sagrada Família, Luzia significa “Portadora da Luz”, ela costuma ser invocada pelos fiéis como protetora dos olhos. Cristã de formação, fez voto de virgindade perpétua. Foi prometida em casamento a um jovem pagão, após a morte de seu pai, porém se negou a casar, graças a um milagre que foi concedido à sua mãe, do qual salvou sua vida.

Por ser um período do Império Romano foi perseguida e decapitada. Antes de ser morta, a tradição de sua proteção é relacionada a ela ter arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.

Igreja de Santa Luzia, em Três Lagoas. onde haverá celebrações. (Foto: Reprodução Facebook)

Santa Luzia,

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.