21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Foragida do sistema prisional é capturada pela PF em casa de prostituição

14/05/2014 12h34 – Atualizado em 14/05/2014 12h34

Aplicativo da Segurança Pública ajuda a Polícia Federal a capturar uma mulher que fugiu do semiaberto de Três Lagoas, quando esta se encontrava “trabalhando” em uma zona do baixo meretrício na cidade

Léo Lima

Uma mulher de programa, que se evadiu do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul, foi capturada em ação da Polícia Federal em casas de prostituição estabelecidas em Três Lagoas, na noite de terça-feira (13).

De acordo com o setor de Comunicação Social da Delegacia da PF local, um importante instrumento de consulta a foragidos e criminosos, o aplicativo Sinesp Cidadão (da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça), foi utilizado para conseguir êxito na ação.

A operação de rotina, segundo a comunicação da PF, teve objetivo de identificar prática de crimes como exploração sexual, corrupção de menores, tráfico de drogas e pessoas, entre outros.

Em uma delas, foi identificada Josiane da Silva Ferreira, foragida da Justiça, com mandado de prisão em aberto e extensa folha de antecedentes criminais. Ela, que se evadiu do sistema semiaberto, foi detida pelos policiais federais e encaminhada ao presídio feminino de Três Lagoas.

APLICATIVO

Depois do sucesso do módulo CheckPlaca – com mais de 1,2 milhão de downloads e 33 mil veículos recuperados em quatro meses por meio de consultas feitas pela população – o Ministério da Justiça lançou um novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão. É o Consulta a Mandados de Prisão.

Por meio do aplicativo, qualquer pessoa pode saber se um cidadão está sendo procurado pela justiça e pela polícia. Trata-se de um cadastro com 352 mil mandados de prisão, por diversos delitos, que aguardam cumprimento. A expectativa é que o serviço ajude a dar mais segurança à população e evitar a impunidade.

A consulta é fácil e gratuita. Basta baixar o aplicativo Sinesp Cidadão, escolher o módulo Consulta a Mandados, e digitar dados de alguém. Pode ser o nome da pessoa, o nome da mãe dela (ou genitora, como o software sugere) e os números de algum dos seus documentos: RG, CPF, título de eleitor, passaporte, certidão de nascimento ou casamento, carteira profissional, PIS PASEP, entre outros.

Caso haja nomes iguais ou semelhantes, é possível refinar a busca, com detalhes como órgão expedidor do documento consultado, ou o número do processo ou mandado referente àquela pessoa.

Quando o nome da pessoa é localizado entre a relação de mandados de prisão em aberto, o aplicativo informa mais detalhes, como apelido do cidadão procurado, sua nacionalidade ou data de nascimento.

Quando alguém identificar um mandado referente a alguém, basta acionar a polícia através do 190 para que ela localize a pessoa e cumpra o mandado de prisão.

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, com suporte do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O novo módulo já está disponível para Android e estará disponível para Apple em 10 dias.

Download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android

Josiane foi capturada pela PF quando estava em uma casa de prostituição em Três lagoas (Foto: Divulgação)

Qualquer pessoa, que baixar o aplicativo no celular, por exemplo, pode acessar o Sinesp Cidadão e saber informações sobre possível criminoso (Foto: Google)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.