28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em conferência nesta quarta-feira

30/06/2015 17h26 – Atualizado em 30/06/2015 17h26

Evento busca ainda fazer um diagnóstico das ações adotadas desde a implantação da Lei de Segurança Alimentar no município

Assessoria

A 2ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, acontece em Três Lagoas, nesta quarta-feira, dia 1º de julho, no Campus l da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a partir das 7h. Entre os eixos de debate, a conferência trata das leis e políticas públicas que visam fortalecer a inclusão da agricultura familiar nos diversos setores da sociedade, de forma que a atividade econômica se torne lucrativa para o produtor e fonte de alimentos de qualidade para população. O evento conta ainda com apresentações culturais e almoço incluso para os participantes.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Três Lagoas (Consea – TL) e nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Vânia Borges, o primeiro tema, “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, aborda os conceitos de alimentação saudável, produção de alimentos e direitos que a população possui no acesso a alimentação segura. “A segurança alimentar garante o acesso ao alimento seguro, sustentável e de maneira continua. Não basta ter um país como o nosso, que é celeiro do mundo, que tem safras magníficas em termos de agricultura, e o alimento não chegar até o cidadão brasileiro, principalmente às populações de maior risco nutricional, como idosos e crianças de baixa renda. Neste ano, abordamos a forma como esse alimento chega às casas, que é através da produção no campo”.

Um dos principais eixos de debate do evento são as políticas públicas de inclusão da agricultura familiar nos setores da sociedade. De acordo com Vânia, é necessário criar um elo entre a produção no campo e consumo. Portanto, em consonância com o primeiro tema, o segundo, “Diagnóstico Situacional do Sistema de Alimentação em Três Lagoas”, aborda os avanços e desafio nas políticas públicas voltadas para agricultura familiar no município, entre outros assuntos. “O tema principal visa integrar os dois segmentos, o campo e a cidade. Para que chegue alimento no prato, só é possível quando é plantado no campo. E só é possível conseguir essa integração quando a agricultura familiar é incluída nos diversos setores de alimentação na sociedade. No segundo tema vamos debater os avanços e os desafios em termos de segurança alimentar que ocorram no município”.

AGRICULTURA FAMILIAR

Desde 2009 o município aderiu às leis de inclusão da agricultura familiar na alimentação escolar. “Os nossos produtores locais e regionais fornecem sua produção para o município na alimentação escolar. O município intensificou essa inclusão, hoje, 50% do repasse do Governo Federal para alimentação escolar é destinado para o fomento da agricultura familiar, muito acima do percentual exigido por lei”.

O objetivo do Consea – TL em promover o evento em Três Lagoas é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, assegurar a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento que é aberto à população, é promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, organizado pelas secretarias de Educação e Cultura (SEMEC), Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Três Lagoas (Consea – TL), e conta com apoio da empresa de celulose Fibria.

(*) Prefeitura de Três Lagoas

O encontro será no Campus l da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a partir das 7h. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.