27.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Grupo ativista apresenta alternativas para o tratamento de animais em Três Lagoas

08/07/2015 16h07 – Atualizado em 08/07/2015 16h07

As novas propostas foram ouvidas pela prefeita Marcia Moura (PMDB) na manhã desta quarta-feira (8)

Assessoria

A prefeita de Três Lagoas Marcia Moura (PMDB) recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (8), o vereador Beto Araújo (PSD) que junto com uma equipe de ativistas que defendem a proteção do animal, na qual trouxeram sugestões de alternativas nas questões jurídicas, sociais e técnicas no tratamento de animais.

Entre os assuntos abordados a futura elaboração e apresentação de um projeto que visa diminuir o número de animais abandonados por meio da castração e adoção; o tratamento do animal com leishmaniose evitando assim a eutanásia e medidas preventivas de transmissão do mosquito da Dengue e da Leishmaniose em seres humanos e animais.

A prefeita Marcia Moura ressaltou que uma nova equipe está à frente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e está de portas abertas para acatar as sugestões para que possam ser implementadas com uma nova política pública de proteção e tratamento animal.

“Nós estamos aqui para encontrar novos caminhos e soluções. As coisas estão começando a mudar e nós podemos ver o que pode ser melhorado de modo progressista”, disse, também sendo favorável a um projeto para castração de animais.

O professor-doutor em veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) André Luiz Fonseca, sugeriu diversas soluções mais eficazes para equipe da Saúde tais como, campanhas para o uso do repelente em animais e humanos, diagnóstico precoce da leishmaniose em humanos e defesa do tratamento do cão soro positivo da leishmaniose.

“Temos que utilizar políticas públicas que sejam simpáticas ao animal. Já foi identificado em várias pesquisas que o trabalho da eutanásia não funciona e em vez de medidas repreensivas, devemos trabalhar com medidas preventivas”, destacou, também se dispondo a vir futuramente no município para prestar mais orientações para aos profissionais da Saúde.

A presidente da ONG Quintal São Francisco, Ângela Caruso, falou de suas ações realizadas em São Paulo (SP) na diminuição de população de animais abandonados por meio da castração. Além disso, informou que fará contato maior com o coordenador do CCZ do município, Cristóvão Bazan, para que possam trocar experiências e juntos elaborar um projeto para o tratamento mais adequado aos animais.

Já o advogado de Campo Grande (MS), Wagner Leão, esclareceu e se dispôs a auxiliar nos aspectos jurídicos para como o Município pode vir a trabalhar em relação ao fim do sacrifício de animais, em decorrência à leishmaniose.

Na oportunidade, Beto Araújo fez outras solicitações a Marcia Moura e agradeceu pela abertura em relação à nova proposta para o tratamento dos animais na Cidade. “Estou muito feliz, pois vi que a prefeita está com vontade em nos ajudar a buscar soluções de modo ético e sábio para proteção dos nossos animais”.

A prefeita Marcia Moura pediu para que fosse feito um levantamento dos possíveis custos do projeto, enquanto a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, também se dispôs a colocar sua equipe para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos ativistas.

REUNIÃO

A reunião contou com a participação da coordenadora de Vigilância Sanitária, Neide Yuki; do coordenador do Setor de Educação em Saúde, Fernando Garcia; o coordenador do Setor de Endemias, Benício Donizete, do coordenador do Setor de Controle de Vetores de Saúde do Estado, Doílio Aparecido Dias e da presidente do Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Metello.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Beto Araújo fez outras solicitações a Marcia Moura e agradeceu pela abertura em relação à nova proposta para o tratamento dos animais na Cidade. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.