27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Marcia Moura, Azambuja e HSNA assinam termo para ampliar saúde

28/02/2015 08h53 – Atualizado em 28/02/2015 08h53

Marcia Moura, Azambuja e HSNA assinam Termo de Compromisso para ampliar saúde

Termo consiste em ampliar e reformar os leitos, UTIs, instalação do Acelerador Linear e a ampliação do centro cirúrgico

Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) assinou, na tarde de sexta-feira (27), juntamente com o Governado do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e a diretora Geral do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), Irmã Aurélia Brioschi, um Termo de Compromisso que objetiva viabilizar propostas de avanço na pactuação de ações e serviços de saúde na região de Três Lagoas.

A ideia é ampliar a oferta de serviços e melhorar a qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo assim o fortalecimento do processo de regionalização e reestruturação do sistema de saúde.

“Três Lagoas está se sentindo mais abraçada, por saber que temos parceiros que também têm como foco a saúde de Três Lagoas. Hoje precisamos de mais investimento em saúde e por isso procuramos essas parcerias, haja vista que mesmo com a nossa alta arrecadação em impostos e sendo a Cidade responsável por 50% das exportações do Estado de MS, recebemos de volta do ente Federal pouco mais de 16%”, comentou a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura.

TERMO

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Eliane Brilhante, o Termo consiste em ampliar e reformar os leitos de enfermagem feminino e masculino do Hospital, oito leitos UTIs, além da instalação do Acelerador Linear, utilizado na radioterapia, em parte do terreno da Unidade e a ampliação do centro cirúrgico.

ATENDIMENTO

Após a solenidade de assinatura do Termo de Compromisso, a irmã Aurélia explanou sobre o avanço no atendimento do Hospital, que desde 2013 tem a Gestão Compartilhada com o Munícipio de Três Lagoas para atender as necessidades de atendimento da Região.

Segundo ela, hoje a Unidade Hospitalar atende 10 cidades da região, somando assim mais de 250 mil usuários, torna-se assim uma referência. “Da nossa capacidade, 80% é para atender ao SUS, sendo que dos 178 leitos, 115 é do Sistema, além disso, contamos com 578 colaboradores e 130 médicos”, explicou Aurélia.

Em 2014, conforme relatório apresentado pela diretora, foram realizadas 12.181 internações, 6.377 cirurgias e 1.643 partos. Somente o Pronto Socorro do Hospital efetivou 26.317 procedimentos, além de 168.021 Exames laboratoriais.

“A nossa taxa de ocupação em 2013 era de 45%, subiu para 65% em 2014. Na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] passou de 86% para 95% no ano passado, por isso temos a máxima necessidade de ampliar esse setor”, disse a Irmã.

GOVERNO

Reinaldo Azambuja salientou que não gosta de dizer que a saúde é municipalizada e sim que a saúde é responsabilidade de todos. “Temos que ser parceiros, pois a população depende de melhor atendimento, por isso estou à disposição de Três Lagoas e do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e a nossa vinda para pactuar esse termo de compromisso é uma marca disso”, comentou.

O Governador reforçou também que é necessário melhorar o atendimento de alta complexidade em ortopedia, traumatologia, cardiologia e trazer para a área pública a radiografia, cirurgia cardíaca, aumento da complexidade da oncologia. “Realizem os projetos e quantifiquem os valores que o Governo do Estado se compromete em dar o devido recurso”, finalizou comentando que o HNSA, assim como o Hospital Regional, também servirá de escola para atender aos alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

INVESTIMENTO FEDERAL

Durante a solenidade o secretário de Saúde do Estado, Nelson Tavares, explicou que ele e o Governador estiveram em Brasília para uma reunião com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e foram informados sobre a difícil situação financeira que passa o ente Federal, além de apontar os tempos difíceis que o país passará em 2015 e 2016.

“O Ministro foi claro, o investimento será zero em saúde este ano. Por isso, a ideia do governo, em parceria com os municípios, é descentralizar a saúde criando sistemas de regionalização, o que pode melhorar o sistema. Trazendo assim um aumento do grau de complexidade em atendimento ás patologias, permitindo o tratamento em Três Lagoas”, explicou.

PARTICIPAÇÕES

Na ocasião estavam presentes secretários e vereadores municipais, deputado Estadual Ângelo Guerreiro (PSDB), deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB), ex-deputado federal Akira Otsubo, vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira, além de representantes da sociedade civil.

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.