25.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Maus cidadãos teimam em desrespeitar código de postura em Três Lagoas

11/03/2014 09h15 – Atualizado em 11/03/2014 09h15

Por toda a cidade, os maus costumes revelam que a afirmativa de que “em Três Lagoas tudo pode” é verdadeira; senão, onde estão as autoridades?

Léo Lima

O progresso de uma urbe também se mede pelo comportamento dos que vivem nela, fazendo com que seu crescimento se de pela maneira civilizada do povo. Mas, muitos inconsequentes e que desdenham o que manda o código de postura da municipalidade teimam em desrespeitar as leis. Tais afirmativas podem ser conferidas no dia a dia, nas ruas.

Por onde o visitante (aquele acostumado com o fator cidadania como orientador de conduta) passe vai perceber que Três Lagoas, embora o desenvolvimento econômico acelerado que experimenta, ainda convive com costumes do passado, como escombros despejados nas calçadas, obstruindo o tráfego de pedestres, ou mesmo veículos atrapalhando o trânsito no passeio público.

Sem contar no teimoso comportamento de distribuir cadeiras por toda a calçada em frente de residências para roda de tereré ou disse me disse do dia a dia. E outra, donos de lojas, restaurantes, bares, lanchonetes e outros que tais, insistindo em fazer das calçadas extensão de seus comércios, com cadeiras e mesas ou móveis e eletrodomésticos fechando a passagem aos pedestres.

FLAGRANTES

Recentemente a reportagem do Perfil News flagrou três situações que foram fotografadas. Em uma delas, na rua João Carrato, 1360, quase esquina com a Eurídice Chagas Cruz, no bairro Lapa, o proprietário de um estabelecimento comercial localizado ao lado de um bar (na esquina), fazendo pouco caso do que manda a legislação a respeito e desrespeitando os transeuntes, despejou entulhos de construção na calçada em frente e ainda cercou com uma fita todo o local.

Tal fato impede o trânsito de pedestres no local, fazendo com que as pessoas que precisam do passeio público para se locomover tenham que usar a rua para tanto. E isto, sem contar que o pedestre fica exposto ao perigo de ser atropelado por algum veículo.

O pior é que nesse cruzamento mesmo existe um posto de combustíveis onde a fila de carros para abastecimento é grande e fecha a rua Eurídice.

CARROS NA CALÇADA

Na avenida Filinto Muller, próximo a rua Bernardino Rodrigues Montalvão, em um imóvel onde funciona provavelmente uma oficina de automóveis, dois carros foram flagrados pela reportagem em cima da calçada, dispostos a não permitir que transeuntes passem pelo local, a não ser desviando pela pista da via.

Uma vizinha, sem querer ser identificada, reclamou: “faz muito tempo que eles colocam esses carros aí e tem um que não sai da calçada; parece que está estragado”.

Mais adiante na mesma avenida, agora próximo à rua Egídio Thomé, outra situação idêntica. Um Fiat Uno estacionado na calçada em frente a garagem de uma casa, atrapalhando o trânsito de pedestres.

Mulher tem que desviar o trajeto por causa dos entulhos despejados na calçada em frente ao imóvel de número 1360, na rua João Carrato (Foto: Leo Lima)

Um Fiat Uno estacionado na calçada em frente a garagem de uma casa, atrapalhando o trânsito de pedestres (Foto: Leo Lima)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.