25.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio de 2024

Petrobras busca sócios para assumir obras da UFN 3 e outras fábricas

07/08/2015 15h46 – Atualizado em 07/08/2015 15h46

Petrobras procura sócios para assumir obras da UFN 3 e outras fábricas

A Petrobras confirmou que busca a conclusão da unidade com “uma reestruturação do negócio que não onere a companhia”. A estatal avalia que o mercado de fertilizantes apresentou um recuo

Fábio Jorge

A Petrobras busca sócios para assumir investimentos das obras e funcionamento da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), em Três Lagoas (MS), e a UFN V, voltada para a fabricação de amônia, em Uberaba (MG). As duas fábricas foram adiadas no plano de negócios da Empresa.

Os dois projetos estão com as obras suspensas e estão sendo negociados com investidores estrangeiros, segundo fontes próximas à negociação. Investidores chineses já teriam demonstrado interesse nos projetos, assim como na conclusão do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). O governo prevê concluir as obras do Comperj até 2022.

A Petrobras confirmou a retirada dos três projetos de seu portfólio no horizonte de 2019, na divulgação de seu plano de negócio.

Além do Comperj, as obras das demais unidades foram contratadas com empresas investigadas na Operação Lava Jato. Quatro das empresas responsáveis pelos contratos estão suspensas de novos negócios com a estatal.

CONTRATO ROMPIDO

As obras da UFN-III, em Três Lagoas, foram suspensas em dezembro, quando a estatal rompeu o contrato com o consórcio formado pelas empresas Sinopec e Galvão Engenharia, esta na lista de empresas suspeitas de integrar o cartel investigado na Operação Lava Jato.

Com 80% de avanço físico, a paralisação foi justificada por descumprimento das cláusulas contratuais. O projeto, destinado à produção de ureia e amônia, foi orçado em R$ 4 bilhões.

REESTRUTURAÇÃO

Em nota, a Petrobras confirmou que busca a conclusão da unidade com “uma reestruturação do negócio que não onere a companhia”. A estatal avalia que “o mercado nacional de fertilizantes apresentou um recuo na demanda por amônia”, também principal produto que seria fabricado na UFN-V, de Uberaba. A unidade, com 30% de avanço nas obras, entrou em “hibernação”.

(*) com informações Estado de São Paulo

Vista geral do complexo na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados que a Petrobras estava construindo em Três Lagoas, porém se encontra paralisada desde o ano passado (Foto: Arquivo/Perfil News)

 Há mais de 8 meses paralisada, o canteiro de obras do empreendimento passa por manutenção feitas por empresas terceirizadas pela Petrobras (Foto: Arquivo/Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.