27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Plano Municipal de Educação será analisado pela população nesta quarta-feira

26/05/2015 09h17 – Atualizado em 26/05/2015 09h17

Secretaria de Educação convida todos os setores para analisar e debater as metas e estratégias propostas pelo documento

Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas (SEMEC) finalizou a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Nesta quarta-feira (27), será realizada a audiência pública, com início previsto para às 7h30, na unidade I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), onde toda população três-lagoense poderá analisar e debater as metas e estratégias proposta no PME.

O PME tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino. As metas estão estabelecidas em um período de dez anos.

Portanto, o secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto, enfatiza a participação da população na reunião pública ao explicar que “este é o momento para que todos os segmentos da sociedade três-lagoense se unam para analisar, debater e propor melhorias para educação no município. É um momento histórico para Três Lagoas, por essa razão todos devem participar. Tenho certeza que cada setor da sociedade poderá colaborar, e continuar garantindo um futuro sólido da educação que depende do esforço coletivo”.

O secretário ainda diz que a população irá participar com poder de propostas na Audiência Pública, pois a elaboração, contendo análises e propostas para definir políticas públicas para educação, deve ter a participação de todas as esferas sociais, e todos os poderes, garantida por lei.

O PME consiste em um planejamento de educação que os municípios devem elaborar, que prevê 20 metas, sendo 19 vinculadas ao acesso à educação, valorização dos profissionais da educação e elevação da qualidade educacional e a outra que estabelece o quanto de recursos serão garantidos para viabilizar as 19 metas. Cada meta é composta de estratégias que apontam as tarefas a serem desenvolvidas para seu cumprimento.

A elaboração do PME acontece através de análise de dados, estatísticas, estudo do Plano Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, do Plano Nacional de Educação, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes de pesquisas que norteiem a elaboração de políticas públicas educacionais.

COMISSÃO

Foi criada a Comissão Local do Plano Municipal de Educação, formada por membros da Secretaria de Educação, que tem como função acompanhar o andamento da elaboração do plano. Porém, foram definidas por segmento as subcomissões que são regidas por um ou mais membros.

De acordo com o coordenador de programas e projetos educacionais da SEMEC, Urbano Azambuja, a elaboração do PME tem a participação de representantes da Educação Infantil, Educação Inclusiva, dos ensinos Fundamental I e II, Médio, Universitário e Profissionalizante, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação, que são os segmentos incluídos no PME. “A elaboração do plano contou com representantes de todas as áreas da educação em Três Lagoas”, observou o coordenador e presidente da Comissão Local.

Plano Municipal de Educação será analisado pela população nesta quarta-feira

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.