20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polícia Militar reforçará policiamento na área central de Três Lagoas

08/12/2014 15h50 – Atualizado em 08/12/2014 15h50

Sessenta novos alunos do curso de formação da PM completaram fiscalização na área central e nos bairros

Patrícia Miranda

Realizado na manhã de hoje (08) na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, o lançamento do plano de estratégias de policiamento para o final de ano na cidade. O tenente-coronel Wilson Sérgio Monari explicou como será realizada a operação “Feliz Cidade”, como foi denominada. “Será diferente de anos anteriores, pois haverá a participação dos novos alunos que passaram no concurso da Polícia Militar e que estão em formação, e que ajudarão muito no patrulhamento”, reforçou.

Conforme o tenente-coronel os alunos estão no primeiro módulo da formação e em janeiro devem iniciar o segundo, após realizarem o estágio este mês. “Essa preparação visa analisar os alunos, que serão observados em relação à postura e colocar em prática o que aprenderam na teoria”, comentou Monari.

No planejamento foi levado em conta o novo horário do comércio em Três Lagoas. A área central será priorizada em razão da quantidade de bancos e comércios que movimentam grandes quantias em dinheiro e para onde será disponibilizado um maior número de policiais.

“Serão utilizados seis motos, mais cinco viaturas a partir de hoje; o policiamento também será realizado a pé e na Lagoa Maior o patrulhamento será feito até as 20h, quando o comércio encerrar às 22h nos dias previstos, e um efetivo de mais 60 policiais do novo concurso” finalizou Monari.

EMPRESARIADO SATISFEITO

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) Atílio D’agosto que participou do lançamento, a iniciativa foi aprovada sobre o aumento de efetivo na área central. “É importante para Três Lagoas e para a população ter a sensação de tranquilidade com esse controle, porque é uma época que envolve grande fluxo de dinheiro. Em análise, este ano o comércio não foi muito próspero, mas muitos apostam no final de ano em que é possível lucrar”, disse D’agosto.

ESTATÍSTICAS

Foram divulgadas as estatísticas referentes ao ano de 2014 (até novembro) em comparação a 2013 (ano todo). Conforme dados do setor de estatísticas do 2º Batalhão de Polícia Militar os homicídios dolosos tiveram uma variação negativa de 26,3% no município. Os homicídios culposos no trânsito tiveram uma queda de 18,1%.

Em relação a roubos, em 2013 houve 335 casos e em 2014 esse número caiu para e 310, redução de 7,4%. Os furtos em 2013 corresponderam a 2.341 ocorrências e foi observado um aumento de 7,4% em 2014 (2.505 casos).

Roubo de veículos e roubo em estabelecimento comercial tiveram queda de 32,8% e 16,6% em comparação aos períodos analisados. Em 2013 foram 18 casos de roubo de veículos e neste ano foram 15 ocorrências.

Já os casos de furtos em residências e de veículos tiveram um aumento de 6,4% e de 32,8%, respectivamente. Em 2013, foram 649 e 134 casos; em 2014, 691 e 178, respectivamente.

“É importante ressaltar que os furtos geralmente são praticados por usuários de drogas, que trocam os bens pelo entorpecente. A população deve ficar atenta e alerta para que não sejam vítimas, pois são os descuidos que ajudam e favorecem os delitos”, observou o comandante do 2ºBPM.

PRODUTIVIDADE

Os mandados de prisão e casos de veículos recuperados aumentaram de 8,1% e 13,1%, respectivamente.

As apreensões de armas de fogo tiveram uma diminuição de 10,9% e as ocorrências de fechamento de pontos de drogas aumentaram 9,7% este ano em comparação a 2013.

Drogas apreendidas na região de Três Lagoas foram de 395 kg em 2013 e neste ano 6.476 kg, o que corresponde a 16 vezes mais apreensões em 2014.

Em 2013 foram apreendidos 385 quilos de maconha, cinco quilos de cocaína e igual quantidade de crack; neste ano, foram 6.416 quilos de maconha, cinco quilos de cocaína e 55 quilos de crack.


O 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas contará com efetivo reforçado para o final de ano. (Foto: Patrícia Miranda)

O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Três Lagoas Atílio D’agosto está contente com o novo efetivo da PM que irá atender principalmente a área central da cidade. (Foto: Patrícia Miranda)

O novo efetivo fará patrulhamento na área central e nos bairros, inclusive na Lagoa Maior. (Foto: Patrícia Miranda)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.