17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Prefeita participa da solenidade de implantação do Curso de Medicina

06/08/2014 17h41 – Atualizado em 06/08/2014 17h41

Aulas da primeira turma de 60 vagas, com 55 alunos já matriculados, começaram oficialmente nesta quarta-feira (6), no Campus Três Lagoas da UFMS

Da Redação

A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante, e da diretora de Relações Institucionais em Saúde, Thais Emiliana Salles da Silva, participou da solenidade de implantação do Curso de Medicina da Fundação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), na manhã desta quarta-feira (6).

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da UFMS e coordenador do novo Curso de Medicina, professor e doutor João Ricardo Filgueiras Tognini, e contou também com a presença das seguintes autoridades: diretor do CPTL da UFMS, professor e doutor José Antônio Menoni; subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Élcio de Almeida; Inspetor Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Três Lagoas, Luiz Carlos Gratão; vereadora Sirlene dos Santos Pereira (PROS), representando a Câmara Municipal; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Queiroz; e o ex-prefeito de Três Lagoas, médico pediatra Darcy da Costa Filho.

O Curso de Medicina de Três Lagoas, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), dentro da política de Expansão das Vagas de Ensino Médico no Brasil, possui 60 vagas e já constituído um corpo docente de 60 profissionais, inseridos na mentalidade e diretrizes do Programa de Saúde da Comunidade, como destacou o vice-reitor da UFMS.

Nos dois primeiros anos do Curso, a Faculdade de Medicina, em funcionamento na Unidade II da UFMS – CPTL, funcionará em instalações provisórias, mas existe o projeto de prédio próprio, de 8 mil m² de construção, e também o da construção de Hospital Universitário Regional.

PARCEIROS

Junto com toda a estrutura já existente e dos projetos em andamento, diretamente ligados à instalação e funcionamento da Faculdade de Medicina, o sucesso dos resultados depende do envolvimento de “parceiros”, como ressaltou o professor João Ricardo.

Ele citou a “importante parceria da Prefeitura do Município de Três Lagoas, pelo envolvimento da prefeita Marcia Moura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao oferecer e abrir as portas de toda a estrutura e organização da Rede de Assistência Primária de Saúde”.

O coordenador do Curso de Medicina de Três Lagoas lembrou também da importância do Legislativo Municipal (Câmara de Vereadores), Estadual (Assembleia Legislativa) e Federal (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para o sucesso das políticas públicas da formação do médico no Brasil.

TRAGETÓRIA DE UM SONHO

Por sua vez, o diretor do CPTL da UFMS, professor Menoni, lembrou da trajetória e realização de um sonho, que há anos vem sendo alimentado para Três Lagoas.

“Hoje estamos colocando em prática esta vontade que vem sendo alimentada há anos”, disse.

“Vocês não avaliam o quanto a gente esperou por este momento de nos dirigirmos a vocês, primeira turma de alunos e alunas da Faculdade de Medicina de Três Lagoas”, disse a prefeita Marcia Moura.

“Vivemos o passo a passo de todo o processo de implantação deste Curso de Medicina, tão importante para a melhoria da qualidade de todo o desenvolvimento que nossa Cidade vem conquistando”, observou.

A prefeita, ao se referir às pessoas que, direta ou indiretamente, participaram desse processo, lembrou do saudoso professor Dercir Pedro de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMS, pelo seu empenho nessa trajetória, falecido no início deste ano.

“Sejam todos bem vindos e abrimos toda a estrutura da Secretaria de Saúde a vocês, porque temos certeza que a Faculdade de Medicina, agora implantada, vem para ajudar no processo de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida de todos de Três Lagoas e municípios da Região”, completou Marcia Moura.

(*) Com informações de Assecom UFMS

Nos dois primeiros anos do Curso, a Faculdade de Medicina, em funcionamento na Unidade II da UFMS – CPTL, funcionará em instalações provisórias, mas existe o projeto de prédio próprio, de 8 mil m² de construção, e também o da construção de Hospital Universitário Regional (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.