21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura e Senai entregam mais de 400 certificados do Pronatec 2014

25/11/2014 15h20 – Atualizado em 25/11/2014 15h20

Em 2014 foram oferecidos 13 especializações de nível técnico profissional e nível médio, promovidos pela parceria pública (governos Federal, Estadual e Municipal), em sociedade com o SENAI

Assessoria

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, representou a prefeita Marcia Moura (PMDB), na solenidade de entrega de certificados aos concludentes dos cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que aconteceu na noite desta segunda-feira (24), no anfiteatro da Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas.

Concluíram os cursos 440 alunos entre as 13 especializações de nível técnico profissional e nível médio, oferecidos pela parceria pública (governos Federal, Estadual e Municipal), em sociedade com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Três Lagoas.

Foram ofertadas à população as seguintes qualificações: assistente de planejamento e controle de produção; mecânico de bombas hidráulicas; operador de máquinas de usinagens convencionais; soldador; fresador mecânico; almoxarife; lubrificador industrial; operador de processos químicos industriais; mecânico de máquinas industriais; operador de máquinas florestais; operador de máquinas e implementos agrícolas; eletricista industrial; e costureiro industrial do vestuário.

O Pronatec foi criado pelo governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos Reginaldo, parabenizou os alunos pela iniciativa em se especializarem.

“A especialização deve ser uma busca contínua porque a Cidade cresce oferecendo inúmeras oportunidades. Tenho orgulho de dizer que o Senai de Três Lagoas é o 1º no ranking do Estado que recebe mais matrículas e, vocês fazem parte disso, porque mostram-se conscientes e que a mentalidade de tempos atrás já mudou, havendo hoje a preocupação em buscar a qualificação. Muitos de vocês, mesmo já atuando na área do curso oferecido, foram estudar, pois sabem que sempre há algo novo para aprender”, salientou

Na ocasião o gerente Reginaldo ainda comentou sobre a ampliação do Senai que, segundo ele, deve ser finalizada em março de 2015. “Se existe investimento é porque a população nos motivou. O Senai investe para atender à demanda significativa dos alunos, seja com implantação de novos cursos e ferramentas de estudo”, reiterou Reginaldo.

Cada curso oferecido tem uma carga horária entre 160 a 400 horas/aula.

PARCERIA PREFEITURA

Durante seu pronunciamento, a secretária Maria Lúcia Firmino falou da importância da parceria pública municipal por meio do trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os quais intermedeiam a matrícula e ingressão nos cursos de qualificação do Pronatec.

“Os Cras são responsáveis pela pré-matrícula e seleção, uma vez que a capacitação é oferecida às famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único do governo Federal, através de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), é este trabalho que garante um processo justo”, considerou a secretária.

“Eu agradeço em primeiro lugar à prefeita Marcia pela liberdade e apoio incondicional que ela nos dá de trabalhar pelo melhor em prol da população.”, completou.

Os cursos, além de gratuitos, beneficiam o aluno com um auxilio estudantil no valor de R$ 2,00 por hora de aula. O material didático e os uniformes também são fornecidos gratuitamente pelas unidades parceiras ofertantes.

“Parabéns a todos que concluíram o curso, abrindo mão do tempo que, talvez tivessem livre, mas ocuparam para se especializarem. Tenham em mente que o ingresso no mercado de trabalho e o estudo caminham juntos, então, continuem buscando novos conhecimentos para que possam se reinventar a cada dia e permanecerem no mercado de trabalho”, observou Lúcia Firmino.

Durante solenidade foi feita entrega de certificado para alguns formandos, e os demais receberem no final do evento.

O Executivo junto do Senai já projetam os cursos e processo seletivo para o ano de 2015 que serão divulgados assim que iniciado processo de pré-matrícula.

(*) ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA

O Pronatec foi criado pelo governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. (Foto: Assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.