21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura poderá ser multada pela PMA pela mortandade de peixes

07/07/2014 10h59 – Atualizado em 07/07/2014 10h59

Centenas de lambaris e outros pequenos peixes foram mortos pelo represamento de canal na Lagoa Maior – cartão postal da cidade; a PMA constatou o fato e diz que vai notificar a administração municipal a tomar medidas que evitem tal crime ambiental

Léo Lima

O comandante 3° Batalhão da PMA de Três Lagoas, tenente Pedro dos Santos Braga Filho, garantiu hoje à equipe de reportagem do Perfil News que vai notificar a Prefeitura Municipal para que tome providências quanto ao problema verificado na Lagoa Maior, onde cerca de duas semanas atrás foi registrado a morte de centenas de pequenos peixes, como lambaris e alevinos de tilápia.

Ele foi enfático na afirmação de que, “caso a Prefeitura não tome as providências, vai ser multada”. No entanto, não quantificou a punição, comentando ainda que vai ser dado um prazo para que a administração municipal proceda as medidas necessárias para que a mortandade de peixes e outros animais não mais ocorra no local.

REPRESAMENTO

Segundo um ambientalista que também esteve o local, nas proximidades do Hotel OT, na avenida Aldair Rosa de Oliveira, o problema é o remanejamento da água da Segunda Lagoa, que exige a retenção do fluxo para a Lagoa Maior.

Os peixes estavam morrendo por falta de oxigenação da água por conta do represamento do córrego que une a Segunda Lagoa a Lagoa Maior. Sem a corrente de água, os peixes ficaram represados e não havia a oxigenação da água.

O tenente Braga disse ainda que vai encaminhar o caso para a Promotoria de Meio Ambiente e ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), para que tenham ciência do ocorrido e das ações realizadas pela PMA de Três Lagoas.

Policiais militares ambientais estiveram no local onde ocorreu a mortandade de peixes e constatou os fatos (Foto: Ricardo Ojeda)

Os peixinhos morreram, provavelmente, por falta de oxigenação da água no canal da Lagoa Maior (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.