20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Programa DST/Aids realiza testes e orientações na Praça Ramez Tebet

01/12/2015 14h00 – Atualizado em 01/12/2015 14h00

A ação visa reforçar a importância da realização periódica de testes e uso de preservativos

Assessoria

Na manhã da última terça-feira (1º), Dia Mundial de Combate a Aids, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de DST/Aids/HV, em parceria com acadêmicos de enfermagem e psicologia da Aems, realizaram na Praça Ramez Tebet, atividades alusiva a data.

Segundo a psicóloga e coordenadora do programa, Susie Donero, foram disponibilizados 100 testes rápidos para HIV (fluido oral) para a população. Em quase duas horas de atendimento, metade dos testes já havia sido realizado. “Ficamos surpresos, pois por ser o único tipo de serviço oferecido e muitas pessoas ainda terem receio de realizar o teste, a procura foi bastante”, disse Susie. O atendimento foi das 8h às 12h.

A ação teve como objetivo incentivar a população quanto a realização periódica de testes de HIV, além de reforçar a importância do uso da camisinha durante a relação sexual.

A esteticista pet Joana D’arc, 44, e seu esposo, o pedreiro Gerônimo Rodrigues de Lima, 32 anos, aproveitaram para realizar os testes de fluído oral. “Eu sempre faço, mas preferi fazer hoje aqui na Praça, porque é mais prático e rápido. Se fosse fazer em um laboratório iria demorar mais para sair o resultado. Também confio neste teste”, disse Joana.

Antes da realização do teste, os acadêmicos de psicologia realizaram a triagem e o aconselhamento com o paciente e logo na sequência, os alunos do curso de enfermagem auxiliaram na realização dos testes. A equipe do Sest/Senat auxiliou na entrega de panfletos, preservativos e orientações e distribuição de lanches.

Atualmente, estão em tratamento no DST, 540 pessoas vivendo com HIV/Aids na microrregião (Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Selvíria) e segundo o Programa Municipal de DST/Aids de Três Lagoas, a expectativa é que até 2020, aproximadamente mil pessoas estejam em tratamento no município.

(*) Assessoria Prefeitura Três Lagoas

A ação teve como objetivo incentivar a população quanto a realização periódica de testes de HIV (Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.