28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde realiza ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

25/05/2016 17h59 – Atualizado em 25/05/2016 17h59

Alunos de escolas municipais e estaduais e pacientes hipertensos e diabéticos recebem as palestras de 31 de maio a 14 de junho nas escolas e unidades de saúde

Da Redação

A partir desta segunda (30), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua Rede de Doenças Crônicas, realiza o ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Alunos de escolas estaduais e municipais, além de hipertensos e diabéticos recebem as orientações até o dia 14 de junho.

Neste ano, a campanha do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) traz como tema a padronização das embalagens. A proposta é diminuir a atratividade das embalagens de cigarros, eliminar a propaganda e promoção dos produtos de tabaco, limitar as embalagens enganosas dos cigarros e aumentar a efetividade das imagens de advertência sanitária.

PALESTRAS

Em Três Lagoas, as ações nas escolas, segundo a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas, Eliana Queiroz Alves, é conscientizar a população por meio de informações sobre os riscos que o tabagismo oferece à saúde. “Além das palestras nas escolas, os Agentes Comunitários e Enfermeiros da Secretaria de Saúde vão passar por um treinamento. A capacitação para os profissionais de Saúde acontece no dia 21 de junho e será ministrada pela médica psiquiatra Carolina Perez Trevizan, juntamente com um médico pneumologista e uma psicóloga que ainda serão confirmados”, explicou.

As palestras nas escolas serão ministradas pela coordenadora e acontecem nos seguintes dias, locais e horários:

30/5 – Escola Estadual João Magiano Pinto (JOMAP), às 8h; 31/5 – Escola Estadual Afonso Pena, às 7h30; 01/6 – Escola Estadual Fernando Correa, às 7h20; 02/6 – Escola Municipal Flausina de Assunção, às 7h30; 03/06 – Escola Estadual Edwards Correa E Souza, às 7h30; 06/06 – Escola Estadual Edwards Corrêa, às 7h30; 07/6 – Escola Municipal José Ferreira, às 7h30; 08/06 – Escola Municipal Elson Lot, às 9h; 09/06 – Escola Municipal Marlene Noronha, às 7h50; 10/06 – Escola Estadual Fernando Correa, às 7h20 horas.

Nas Unidades de Saúde, para grupos de hipertensos e diabéticos as palestras acontecem nos dias 13/06 – Unidade de Saúde Vila Haro e Jardim Maristela e 14/06 – Unidade de Saúde Santa Luzia e Interlagos, ambas às 7h.

TABAGISMO

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, mais de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo. No mundo este número chega a 5 milhões. A OMS estima que se for mantida a atual tendência de consumo de produtos derivados do tabaco, nos próximos 40 anos, quando jovens atingirem a meia idade, a epidemia tabagística será responsável por 10 milhões de mortes por ano, das quais 70% ocorrerão em países em desenvolvimento.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Neste ano, a campanha do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) traz como tema a padronização das embalagens (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.