21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Semana do Trânsito de Três Lagoas realiza seminário e recebe o projeto “Cidade Móvel”, no dia 29

24/04/2014 16h14 – Atualizado em 24/04/2014 16h14

O Seminário será ministrado por um técnico da secretaria de trânsito e o Detranzinho, como é conhecido o “Cidade Móvel”, será instalado no Arena Mix

Larissa Lima

Quanto custa atravessar na faixa? Esta é a pergunta feita em Três Lagoas durante a realização de mais uma Semana Municipal de Trânsito. Como parte das atividades, a Secretaria Municipal de Trânsito realiza no dia 28 (segunda-feira), o Seminário “Educação e Prevenção de Acidentes”, que será ministrado às 19h, na Câmara Municipal.

A abordagem do tema é voltada a professores e coordenadores; alunos de escolas públicas e particulares, instrutores de autoescola, alunos do Projeto Jovem Condutor, universitários e demais interessados.

A Educadora de Segurança de Trânsito do Detran MS, Luana Mohamud Abrão Pampolha, salienta a importância da Semana no município, que segundo ela, por conta do rápido crescimento econômico e consequente aumento da frota, conta com muitas pessoas que adquiram carro ou moto, sem antes obter a CNH. “Visando educar e conscientizar essa população, são realizadas ações tanto pelo DETRAN, quanto pelo DEPTRAN , PRF, PRE, PM, SEST-SENAT e Bombeiros”, justifica.

DETRANZINHO

Apoiando as ações municipais, o Detran de Campo Grande traz para Três Lagoas o projeto “Cidade Móvel”, que busca inserir as crianças em situações reais de trânsito, ensinando, por meio da prática, as normas e regras de trânsito. O evento contará com o apoio do Exército, agentes de trânsito do município e acadêmicos da AEMS.

A estrutura será montada no espaço do Arena Mix, na próxima terça-feira (29), e estará disponível das 8h às 17h. De acordo com Luana Mohamud Abrão Pampolha, as crianças que participarem da ação terão a oportunidade de brincar com jogos educativos sobre trânsito, aprenderão a atravessar a rua corretamente e poderão dar uma volta de min-buggy.

PATRULHA MIRIM

Nesta quinta-feira (24), dando continuidade às atividades da Semana do Trânsito, os alunos do Programa Patrulha Mirim do Trânsito, acompanhados pelo Sargento da Polícia Militar Rodoviária (PMR), Sérgio Lopes, e do comandante local da Corporação, Major James Magno, realizaram uma blitz educativa com distribuição de panfletos aos pedestres e condutores na região central da cidade.

Representantes do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT) também participam da ação, que, especialmente nesta semana, reforça as orientações sobre o uso correto da faixa de pedestres.

Aos pedestres, o Major Magno orientou para que “nos cruzamentos em que não houver faixas, atravessem nas esquinas, uma vez que os condutores estão mais atentos nas travessias e o pedestre terá maior visão e segurança”.

SECRETARIA NA CÂMARA

A Diretora da Secretaria Municipal de Trânsito, Creusa Ramos, esteve presente na última sessão da Câmara Municipal, na terça-feira (22), onde falou sobre a realização da Semana Municipal de Trânsito.

Segundo Creusa Ramos, a Semana tem com objetivo conscientizar a população sobre a segurança no trânsito. Sobre o tema deste ano, que aborda os cuidados com a faixa de pedestres, disse “vamos distribuir material que informa o valor da multa pela infração, que é de R$ 191,53 e sete pontos na CNH, e, em contrapartida, dizer que respeitar a faixa protege a vida e não custa nada”, ressaltou.

Acompanhando a Diretora, o grupo da Patrulha Mirim apresentou uma peça educativa, mostrando as principais infrações cometidas por condutores e pedestres.

HISTÓRICO

A Semana Municipal de Trânsito foi realizada pela primeira vez no ano de 2007, após ter sido aprovada pela Câmara Municipal, a lei de autoria do ex-vereador Cláudio César. Três Lagoas é o único município de Mato Grosso do Sul que instituiu uma data para este tipo de ação.

Veja na galeria abaixo as fotos da ação feita hoje pela Patrulha Mirim:

Patrulha Mirim realizou trabalho de conscientização no centro de Três Lagoas (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.