20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tamanduá invade residência no Interlagos e PMA faz a captura

01/10/2014 10h57 – Atualizado em 01/10/2014 10h57

Moradores chamam PMA para tirar tamanduá que invadiu residência

O animal, na madrugada, se refugiou em uma casa no Interlagos e assustou os moradores; agora de manhã, policiais militares ambientais foram até o local e capturaram o tamanduá

Léo Lima

Um tamanduá acaba de ser capturado por uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas, em uma residência localizada no bairro Interlagos, próximo à escola Edwards Corrêa. Segundo informações de Ronaldo Prado, que mora há 30 anos no imóvel de número 1080 da rua José Mariano Pereira, “é a primeira vez que aparece um bicho desses aqui em casa”. Mas, na região, conforme Prado e vizinhos, a aparição de animais silvestres é até comum, dado a proximidade com a Lagoa Maior, habitat de capivaras, jacarés, cágados e outros.

De acordo com Ronaldo Prado, por volta das 4h40 desta quarta-feira (1º), um casal que passava em frente à sua residência avisou que “um bicho tinha entrado, pois o portão da frente estava aberto”. Segundo Prado, ele mora com a família (mãe, esposa e filha) no local e também outras pessoas, já que aluga quartos.

Ainda conforme Prado, “depois de avisados, nós procuramos pelo bicho e encontramos ele debaixo da pia, no corredor; em seguida ele foi para o banheiro, onde ficou até agora”. Para o morador, “o tamanduá, certamente, está mais assustado que nós”.

A equipe da PMA usou apetrechos apropriados para capturar o tamanduá e o colocou em uma gaiola. Em seguida levaram o animal para a sede da Corporação em Três Lagoas.

DESTINO

O sargento Batista, que comandou a operação de resgate do tamanduá, informou que, na sede da PMA o animal passara por uma triagem para ver seu estado de saúde e onde ficará à espera sobre seu destino.

“Provavelmente, ele vai ser levado para Campo Grande, onde ficará no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres); ou, pode ser solto em alguma reserva mais próxima, onde tenha condições de sobreviver”.

O policial ambiental ressaltou que a presença de animais silvestres na cidade se dá pelo fato de estar havendo “muito desmatamento”. Segundo ele, “sem proteção e com fome eles vem em busca de alimento”. As questões ambientais, como incêndios nas matas, também são outros fatores que praticamente expulsam os animais de seus habitats naturais.

Após retirarem o animal de dentro da casa onde ele se refugiou, a equipe da PMA o alojou em uma gaiola (Foto: Ricardo Ojeda)

O tamanduá, capturado, se manteve acuado no fundo da gaiola (Foto: Ricardo Ojeda)

Ronaldo fez imagem do tamanduá dentro do banheiro de sua casa e enviou o flagrante ao Perfil News (Foto: Ronaldo Prado/WhatsApp)

O animal é adulto e, provavelmente, estava com fome e veio em busca de alimento para a cidade (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.