24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Trabalhadores do SUAS participam de palestra sobre Dengue, Chikungunya e Zika

04/02/2016 13h17 – Atualizado em 04/02/2016 13h17

A finalidade é capacitar os trabalhadores acerca da prevenção das referidas doenças, os quais farão posteriormente o repasse a seus departamentos.

Assessoria

Cerca de 70 trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), participaram na manhã desta quinta-feira (04) de uma palestra com o tema: Formação de Multiplicadores no Combate à Dengue, Chikungunya e Zika; no Crase “Coração de Mãe” realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A temática foi exposta pelo Coordenador da Educação em Saúde, Fernando Garcia, com a finalidade de capacitar os trabalhadores acerca da prevenção das referidas doenças, os quais farão posteriormente o repasse a seus departamentos.

Durante a palestra os servidores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e entender melhor de onde o mosquito Aeds Aegypti e essas doenças surgiram, bem como as formas de transmissão dos vírus, prevenção e combate. “Precisamos da colaboração da população de modo geral e se capacitamos nossos servidores sobre as doenças, eles automaticamente se tornam propagadores dessas informações”, comentou Fernando.

REPELENTES

Fernando esclareceu que existem diversos tipos de repelentes no mercado, sejam naturais ou industrializados. No entanto, reforça que esses produtos, assim como diz o nome, apenas repelem os mosquitos. “Após o efeito do repelente passar os mosquitos voltam novamente para o local, ou seja, temos que criar ações que elimine-os e não que apenas os afastem por um tempo determinado”.

GRUPOS DE RISCO

Segundo o coordenador, mulheres fazem parte do grupo de risco para as doenças, mas devido a sua maior exposição ao mosquito, seja em ambientes úmidos ou mesmo pela pouca cobertura do corpo (roupas mais curtas), ou seja, mulheres são mais infectadas do que os homens. Além dessas, crianças e idosos também entram no grupo de risco devido a gravidade dos sintomas.

SAÚDE

Durante a palestra foi esclarecido sobre as formas de atendimento e tratamento dessas doenças no Município. “No Estado, Três Lagoas é a Cidade mais bem preparada para combater o mosquito e tratar as pessoas infectadas, tanto que, temos teste rápido para detectar a dengue e encaminhamos para análise em laboratório os casos suspeitos de Zika e Chikungunya, mas independente do resultado, realizamos o bloqueio químico imediato na região onde a pessoa mora e encaminhamos para tratar os sintomas, haja vista que não existe um tratamento específico”, ressaltou.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

Formação de Multiplicadores no Combate à Dengue, Chikungunya e Zika foi o tema da palestra. (Fotos: Assessoria).

Trabalhadores do SUAS participam de palestra sobre Dengue, Chikungunya e Zika

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.