17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Três Lagoas está sem vacina contra H1N1, na rede pública e privada

02/05/2016 17h52 – Atualizado em 02/05/2016 17h52

Único lote disponível na cidade é para crianças até cinco anos em clínica particular. Na rede pública estoque de vacinas deve chegar na próxima terça-feira, dia 10

Ariane Pontes com informação

Por conta do surto de gripe registrado em todo o país o estoque de vacinas contra H1N1 acabou em Três Lagoas. Apenas uma clínica particular possui doses destinadas somente as crianças menores de cinco anos.

Na rede pública onde a Campanha de Vacinação 2016 começou no sábado, dia 30 de abril, juntamente com o Dia D, voltado para imunizar os grupos prioritários, as doses acabaram antes mesmo do horário previsto.

De acordo com a diretora do Departamento de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, Humberta Azambuja o Ministério da Saúde estipulou a quantidade a ser vacinada conforme números dos anos anteriores e enviou ao município 40% do total das doses, mas houve um aumento na procura por vacinas, ocasionando a falta no dia D e início da Campanha.

Humberta informou que na próxima terça-feira, dia 10, chegará o restante da remessa de vacinas contra o H1N1. Até o momento foram vacinadas 3.002 crianças de seis meses a cinco anos incompletos, 3.859 idosos, 328 gestantes, 60 puérperas e 694 trabalhadores da saúde, totalizando em 7.943 pessoas, pertencentes ao grupo prioritário.

Em Três Lagoas, apenas a Clínica Vaccini oferece a vacina contra a doença neste ano, e semelhante ao Sistema Único de Saúde, as doses também esgotaram.

Segundo a funcionária da clínica apenas as doses para crianças estão disponíveis, pois elas recebem uma dosagem diferente. Ela afirmou que houve um grande aumento na demanda pela vacina, comparado ao ano passado. E ainda não há previsão de quando o estoque será normalizado.

Departamento Municipal de Imunização informou que vacinas devem chegar na próxima terça-feira. (Foto: internet)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.