33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Três Lagoas registra 23 novos casos de tuberculose em 2015

02/07/2015 18h20 – Atualizado em 02/07/2015 18h20

Além da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose que acontece anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza orientações e busca ativa durante visitas domiciliares

Lucas Gustavo

Neste ano, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas contabilizou 23 novos diagnósticos positivos de tuberculose no município. Do público infectado, 18 são do sexo masculino e 5 do feminino. Todos os moradores que receberam a confirmação da doença estão em tratamento pela rede pública.

De acordo com Antonio Carlos Modesto, coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, de janeiro a dezembro de 2014, Três Lagoas registrou 40 casos. Ele esclarece que a doença é transmitida pelo ar e geralmente acomete os pulmões, mas pode afetar todo o corpo. Os principais sintomas são tosse com ou sem escarro há mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, suor noturno e dor no peito.

PREVENÇÃO

Ainda segundo Modesto, além da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose que acontece anualmente, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas, por meio dos agentes comunitários, realiza orientações e busca ativa durante visitas domiciliares.

Em casos suspeitos, o morador é submetido ao teste do escarro. O material colhido é encaminhado para o laboratório municipal e, em 48h, o resultado é divulgado. Se for positivo, o paciente já inicia o tratamento.

VACINA

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas, neste primeiro semestre de 2015 pelo menos 885 crianças foram imunizadas contra a tuberculose com a vacina BCG. A dose é considerada obrigatória e todo recém-nascido deve receber. Já em todo o ano passado, o balanço foi de 2.154 aplicações.

Os principais sintomas da doença são tosse com ou sem escarro há mais de três semanas. Pessoas com suspeita de tuberculose devem procurar atendimento médico. (Foto: Ilustração/Arquivo Perfil News).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.