32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Três-lagoense está pagando por iluminação pública sem necessidade: luminárias acesas durante o dia

20/02/2015 10h29 – Atualizado em 20/02/2015 10h29

Três-lagoense está pagando por iluminação pública sem necessidade

Há pelo menos uma semana o Perfil News denunciou: luminárias, ao longo da Avenida Filinto Muller, principalmente no cruzamento com a Rua Bom Jesus, permanecem acesas durante o dia

Léo Lima

Um grave problema de perdas de energia elétrica é o consumo desnecessário na iluminação pública com lâmpadas que ficam acesas durante o dia. E tal situação pode ser perfeitamente conferida no cruzamento da Avenida Filinto Muller com a Rua Bom Jesus, no bairro Lapa, em Três Lagoas. Há pelo menos uma semana, várias luminárias estão acesas, ininterruptamente, e esse fato foi flagrado pelo Perfil News e denunciado.

Desde a sexta-feira (13) passada, quando da primeira reportagem, nenhum órgão público resolveu a situação e as lâmpadas continuaram acesas até agora. Um gasto desnecessário; um descaso com o dinheiro público.

A instituição da contribuição e seus respectivos valores são estabelecidos para cada localidade através de Leis e Decretos Municipais. A concessionária não tem nenhuma participação na definição desses valores.

É o que acontece, por exemplo, no Rio de Janeiro, onde a Light, concessionária de energia elétrica, em seu site, tem uma tabela contendo os valores cobrados pela administração pública.

Até o fechamento do texto, não foi possível conferir os dados junto à Prefeitura e com a Elektro, mesmo que esta última já não seja mais responsável pela prestação do serviço por força de determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Confira ao lado e tenha um parâmetro do que o três-lagoense pode estar sendo obrigado a gastar por um serviço que, de dia, com a luz do sol a iluminar a cidade, se torna desnecessário, se a iluminação pública estiver ativa.

Nos dois postes de sustentação da rede de energia elétrica, na esquina da Filinto Muller com a Bom Jesus, no Lapa, as luminárias acesas desde antes do carnaval (Foto: Léo Lima)

O que o carioca paga pelo serviço de iluminação pública (Foto: Ilustração/site da Light)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.