33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vacina HPV já está disponível nas Unidades Municipais de Saúde

18/03/2015 17h27 – Atualizado em 18/03/2015 17h27

A meta exigida pelo Ministério da Saúde é de 80% de imunização; em Três Lagoas a meta a ser cumprida é de no mínimo 1.990 meninas imunizadas das 2.487 que existem na Cidade com idade de 9 a 13 anos, segundo levantamento feito nas Escolas

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, informa à população que a 1ª dose da vacina contra o vírus do papiloma humano – HPV, já está disponível em todas as Unidades de Saúde do Município.

Nas unidades serão vacinadas meninas de 9 a 13 anos, munidas de documentos pessoais e Cartão de Vacina. A campanha em todas as Escolas (privadas, municipais e estaduais) da Cidade terá início na próxima segunda-feira (23).

“A direção de cada escola irá se organizar da melhor forma, junto à unidade de Saúde de referência do Bairro, para vacinar as meninas de 9 somente até 11 anos, que é nossa prioridade de aplicação nas unidades escolares. Sem apresentação do Cartão, a vacina não será aplicada, pois corremos o risco de vacinar novamente alguém que já tenha recebido aplicação em uma das unidades de Saúde”, explica a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja.

“As pessoas podem procurar os Postos de Saúde, seja para primeira ou segunda dose, para quem têm idade até 26 anos”, esclarece Humberta e completa: “Faremos também vacinação no departamento DST/AIDS da Prefeitura, para que a pessoa possa se sentir mais a vontade e não haja problemas de exposição”.

A meta exigida pelo Ministério da Saúde é de 80% de imunização. Em Três Lagoas a meta a ser cumprida é de no mínimo 1.990 meninas imunizadas das 2.487 que existem na Cidade com idade de 9 a 13 anos, segundo levantamento feito nas Escolas, equivalente a 80%.

“Esperamos superar a meta, uma vez que é uma vacina muito importante a qual previne a menina e/ou mulher contra o Câncer do Colo do Útero. É uma vacina muita cara, então é importante que as pessoas aproveitem a aplicação gratuita disponibilizada pelo Ministério da Saúde”, ressalta Humberta.

VÍRUS HPV

O HPV é um vírus que apresenta mais de 200 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) e associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais subtipos virais estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas.

Os tipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das verrugas anogenitais.

No Brasil, o perfil de prevalência de HPV é semelhante ao global, sendo 53,2% para HPV 16 e 15,8% para HPV 18. Outros tipos de câncer que podem estar associados ao HPV são de vagina, de vulva, de pênis, de ânus e de orofaringe.

Mulheres infectadas por HPV podem desenvolver lesões intraepiteliais cervicais, sendo que a maioria regride espontaneamente, especialmente na adolescência. Poucas lesões progridem para lesões intraepiteliais de alto grau, consideradas as lesões que, se não detectadas e tratadas adequadamente, podem progredir para o câncer.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Mas também pode ser transmitido, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

A vacina antes era indicada para meninas a partir de 11 anos até os 26, agora, meninas com idade a partir dos 9 já podem ser imunizadas. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.