20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereador Beto Araújo promove Audiência Pública com doutor em Leishmaniose

19/12/2014 15h27 – Atualizado em 19/12/2014 15h27

A audiência foi dividida em duas partes distintas, a primeira sobre a Leishmaniose e seus aspectos técnicos e a segunda sobre a Leishmaniose visceral: Aspectos Jurídicos

Assessoria

Tendo como objetivo esclarecer várias dúvidas sobre o tema leishmaniose, o vereador Beto Araújo promoveu na noite da última quinta-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública com o tema “O enfrentamento técnico e cientifico das leishmanioses”, tendo como palestrante o professor em medicina veterinária, com mestrado em Imunologia das Leishmanioses e doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional, André Luiz Soares da Fonseca.

Na ocasião estiveram presentes no evento donos de pet-shop, veterinários, simpatizantes da causa animal de Três Lagoas e região, além do diretor do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) municipal, Antônio Luiz Teixeira Empke e membros de sua equipe.

A audiência foi dividida em duas partes distintas, a primeira sobre a Leishmaniose e seus aspectos técnicos e a segunda sobre a Leishmaniose visceral: Aspectos Jurídicos.

Fonseca dissertou sobre vários aspectos envolvendo o “mito” sacrifício e leishmaniose animal, destacando que a doença não é exclusiva do animal cachorro e sim dos mamíferos, e que já foi comprovado cientificamente que não é sacrificando o animal doente que vai se erradicar a doença. Para o doutor o problema da Leishmaniose é social e cultural mais do que animal.

O palestrante ainda falou sobre todos os aspectos da doença no animal, suas formas de transmissão, tratamentos, contágio ao ser humano, consequências e como evitar esse problema de forma correta.

Após o primeiro ciclo de palestra foi aberto ao público para perguntas sobre o tema, várias pessoas participaram de forma efetiva o que elevou ainda mais o nível do evento.

A segunda parte da audiência foi marcada pelo aspecto jurídico do tema Leishmaniose. O palestrante esclareceu várias dúvidas sobre responsabilidade jurídica e criminal fazendo assim com que os presentes no evento sanassem várias indagações que tinha sobre esse assunto.

Ao término do evento o vereador Beto Araújo se disse feliz pela qualidade da audiência e se diz realizado quando consegue de alguma forma levar conhecimento à população sendo com palestras e eventos que disseminem alguma forma de debate que traga benefícios à sociedade de forma positiva. “Eu sempre vou fazer o possível para continuar a trazer palestrantes de nível nacional e internacional para Três Lagoas com a finalidade sempre de instruir e tirar sempre o máximo de dúvidas sobre os mais variados temas possíveis” finaliza.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Três Lagoas)

Foto: Divulgação/Assessoria

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.