23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereador realiza evento para discutir ações humanitárias e eficazes em prol dos animais

03/07/2015 12h49 – Atualizado em 03/07/2015 12h49

O vereador Beto Araújo realiza, na próxima quarta-feira (8) reuniões entre ativistas que defendem a causa animal, em nível nacional, e membros do Executivo, do Ministério Público e a prefeita Marcia Moura

Assessoria

O vereador Beto Araújo apresentará projetos que vêm sendo desenvolvidos em outras localidades e que o vereador julga serem necessários para Três Lagoas. De acordo com ele, Ângela Caruso, chefe de gabinete do deputado estadual Roberto Trípoli, presidente da ONG Quintal de São Francisco, em São Paulo, e palestrante do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, está entre os convidados e compartilhará com a prefeita Márcia Moura as experiências do primeiro hospital público para cães e gatos do Brasil, – um dos projetos do deputado Roberto Trípoli quando vereador. Ela também apresentará o programa de esterilização permanente e gratuita de gatos e cães da população de baixa renda. “Boa parte dos problemas de abandono e maus tratos poderão ser resolvidos com esse programa”, avalia o vereador.

Ele ainda trará ao município Maria Lúcia Metello, advogada, veterinária, presidente do Abrigo dos Bichos e membro do Conselho de Bem-Estar Animal da OAB/MS, e o advogado Wagner Leão. Na ocasião, os advogados se reunirão com o promotor de meio ambiente, Antônio Carlos Garcia Oliveira, para discussão da ação proposta pelo TRF 3ª Região, que obteve liminar impedindo o município de Campo Grande a praticar eutanásia em animais devido à leishmaniose. A discussão sobre a ação se mostra importante, uma vez que a promotoria de meio ambiente, de Três Lagoas, já possui ação civil pública contra o município, visando a mesma ação, ou seja, a proibição da eutanásia por leishmaniose. “Essa ação, que também foi discutida no Superior Tribunal Federal, salvará milhões de animais por todo o Brasil”, destacou o vereador Beto Araujo.

LEISHMANIOSE

Já o professor-doutor da UFMS, André Luiz Fonseca, se reunirá com a prefeita e com a secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante, para apresentar um, projeto piloto de combate à leishmaniose, no município, sem usar o recurso da eutanásia. Fonseca é parceiro da ONG Associação de Proteção aos Animais (AMEMAIS), coordenada por Beto Araujo. Com essa reunião, o vereador espera conseguir o apoio do Ministério da Saúde e da prefeitura.

A convite do vereador, Ângela Caruso, Wagner Leão, André Luiz Fonseca e Maria Lúcia Metello ainda participarão de palestra, a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal. A palestra tem o objetivo de sanar possíveis dúvidas da população interessada, a respeito dos assuntos discutidos ao longo do dia com as autoridades. O evento será encerrado com entrega de moções de congratulação aos convidados, assim como a pessoas de Três Lagoas e região que trabalham em defesa da causa animal.

(*) Câmara Municipal de Três Lagoas

Vereador Beto Araújo na tribuna da Câmara Municipal de Três Lagoas. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.