24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Caldeira de Recuperação da Eldorado Brasil começa a funcionar

15/10/2012 16h04 – Atualizado em 15/10/2012 16h04

Caldeira de Recuperação inicia fase final de construção da fábrica de celulose Eldorado Brasil

A maior unidade de celulose em linha única do mundo dá largada à nova etapa em Três Lagoas (MS)

Da Redação

A Eldorado Brasil cumpre a principal etapa da maior fábrica de celulose em linha única do mundo e inicia o comissionamento da Caldeira de Recuperação. Para a empresa de celulose, em construção em Três Lagoas – MS, a caldeira é a responsável por recuperar todos os resíduos químicos descartados na separação da celulose e gerar vapor (utilizado para originar energia elétrica) e energia térmica (utilizada para produção de celulose), o que a torna parte fundamental do processo de produção.

“A entrada em operação da Caldeira de Recuperação é um marco na história da Eldorado Brasil e confirma o início da produção de celulose da empresa no mercado mundial”, afirma o presidente e CEO da companhia José Carlos Grubisich. Com o comissionamento, a Caldeira de Recuperação, que tem mais de 80 metros de altura – o equivalente a um prédio de 15 andares -, entra em fase de teste. A gigante, que ao lado de uma caldeira inaugurada na China em 2010, é a maior caldeira do mundo, conta com uma fornalha de 293 m2 e tem capacidade para 6,8 mil toneladas de resíduos sólidos secos por dia, o que chega a ser três vezes mais que uma caldeira convencional.

“Para alcançar toda esta eficiência, a fase de testes é fundamental. É neste momento que são feitas checagens elétricas, eletrônicas e de resistência para identificar se o equipamento está seguro para operar”, explica o diretor técnico e de indústria da Eldorado Brasil, Carlos Monteiro. É também nesta etapa que são feitas as ‘sopragens’. A palavra autoexplicativa descreve exatamente o caminho do vapor que é soprado por toda a extensão dos tubos até o ambiente estar com a purificação necessária para o início da operação.

Como a turbina geradora que transforma o vapor em energia é muito sensível e trabalha com rotações extremamente elevadas, toda a tubulação precisa estar limpa e sem impurezas para receber o vapor. Este é um dos últimos passos para o início das operações.

Em operação, a caldeira tem capacidade instalada para produção de 220 megawatts de energia. A Eldorado Brasil deverá utilizar cerca de 100 megawatts e os 120 megawatts excedentes serão oferecidos a parceiros e indústrias.

A empresa, que utilizará como matéria prima a madeira de florestas plantadas de eucalipto, uma fonte 100% renovável, será autossuficiente desde o início de suas operações. “A Eldorado vai entrar em operação no início do próximo mês. Teremos os primeiros fardos de celulose prontos até 15 de novembro”, completa Grubisich.

ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira que está construindo a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. Após sua conclusão, prevista para o final de 2012, a indústria – que tem como principal acionista a J&F – terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose branqueada. O destino dessa produção é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. O investimento estimado de R$ 6,2 bilhões alia a adoção das melhores tecnologias disponíveis com uma gestão de projeto focada na sustentabilidade dos processos industriais e florestais.

(*)Informações da Assessoria de Comunicação

A caldeira é uma das maiores do mundo. Foto: Divulgação/Assessoria

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.