22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Câmara lança gibi online falando sobre o papel dos vereadores

20/11/2012 16h09 – Atualizado em 20/11/2012 16h09

Câmara lança gibi online destacando papel dos vereadores

Por meio de uma história cotidiana, envolvendo o personagem Beto e seus amigos, as crianças e adolescentes vão conhecer um pouco da rotina dos vereadores, suas funções e como os parlamentares são importantes para o município e seus cidadãos

Da Redação

O site da Câmara Municipal de Três Lagoas disponibiliza, a partir desta terça-feira (20), um gibi educativo Cidadão Mirim online sobre o Poder Legislativo.

Por meio de uma história cotidiana, envolvendo o personagem Beto e seus amigos, as crianças e adolescentes vão conhecer um pouco da rotina dos vereadores, suas funções e como os parlamentares são importantes para o município e seus cidadãos.

Os personagens foram especialmente criados para o gibi e a história ambientada nas ruas e na Câmara para relatar a participação dos vereadores na vida comunitária, numa linguagem própria da faixa etária.

A iniciativa nasceu da percepção das dificuldades que a população tem quanto às funções do Legislativo e suas diferenças com ao Poder Executivo, sobretudo nas visitas de estudantes à Câmara, assim como durante a realização das sessões nos bairros.

“Nossa intenção é fazer com que as crianças entendam o trabalho e as atribuições de vereador e possam levar esta informação para os seus pais. Esta consciência faz parte da cidadania. Todos têm direito de entender como se organizam os poderes e para que eles servem”, afirma o presidente da Câmara, vereador professor Nuna Viana.

Em sua visão, o conhecimento é a porta de entrada para o exercício pleno da cidadania. “Quando se tornarem eleitores, estes meninos e meninas vão saber porquê escolher e como escolher bem os seus representantes”, avalia.
Valorizar o trabalho do vereador também é um dos objetivos da publicação.
A opção de editar o gibi on line e não impresso se deu por alguns motivos: o primeiro é o amplo acesso, já que as escolas dispõem de salas de informática e boa parte dos alunos, de todas as redes, tem computador em casa. Também pesou o fato de que as informações não estarão restritas ao município, ou seja, é uma situação que pode ser aplicada a qualquer cidade, e o fator custo.

“A informática e a Internet são uma realidade para as crianças e muito mais atrativas. Elas farão uma leitura, vão aprender, porém no meio que mais apreciam, que é o computador”, explicou o presidente.

LINK

Para ler o gibi, basta clicar no link que está disponível em um banner no site da Câmara. As 27 páginas podem ser folheadas para frente ou para trás. Para ampliar o tamanho da página, basta clicar no ícone 1:1 (actual size), na parte superior à esquerda da tela e rolar a página em qualquer sentido com o ícone de mãozinha que aparecerá.

A presidência também vai endereçar ofício a todas as escolas, convidando os professores a utilizarem a ferramenta em suas aulas, fomentando o debate em sala de aula e ampliando a gama de informações.

(*)Informações da Assessoria de Comunicação

O gibi já está disponível para leitura no site da Câmara. Foto: Reprodução

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.