26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em greve há 44 dias UFMS programa carreata e aula na praça

26/07/2012 09h41 – Atualizado em 26/07/2012 09h41

Mesmo em greve UFMS não para e divulga cronograma de atividades

Entre atividades programadas estão carreata, aula na praça e reuniões

Guta Rufino

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, está em greve há 44 dias – desde o dia 12 de junho. Apesar das atividades regulares estarem suspensas, os professores e alunos não estão de braços cruzados. Várias reuniões, assembléias e tarefas estão sendo realizadas, com objetivo de reivindicar melhorias para a classe.

Entre algumas das atividades que estão no cronograma da greve que foi divulgado pela presidência da Seção Sindical dos Docentes da UFMS, Leste sul-mato-grossense (ADLest), estão assembléias, carreata e aula na praça.

REIVINDICAÇÕES

Na quarta-feira (25), o Comando Estadual de Greve realizou uma reunião com os representantes e alunos da UFMS, onde foi discutida a pauta local. Segundo Vitor Wagner Neto de Oliveira, presidente da ADLeste, o comando fechou a pauta de reivindicações e deve solicitar uma reunião com a reitoria para discutir os pontos desta pauta. “A pauta reivindica melhores condições de trabalho e democratização das decisões na Universidade. Nestes marcos, reivindica o voto paritário para escolha de dirigentes e que seja rediscutido o Estatuto da Universidade”, frisou.

CARREATA

Conforme o presidente foi indicado a todos os Comandos Locais a realização de mobilização no dia 31 de julho, dia nacional de mobilização convocado pelo Comando Nacional de Greve do ANDES-SN. Foi definida Na Assembleia Unificada (24), a carreata da greve, que inicia com a concentração em frente à unidade II da UFMS, com saída às 10h. Durante a manifestação, haverá distribuição de panfletos. O trajeto tem início na Avenida Ranulpho Marques Leal, passando pelas ruas Egídio Thomé, Elvirio Mario Mancini, Avenida Rosário Congro, se concentrando na Praça Ramez Tebet.

PRIVATIZAÇÃO DO HU

Também foi indicada para as assembleias locais a discussão sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, criada pelo governo para privatizar os hospitais universitários. O Conselho Universitário da UFMS irá definir no dia 8 de agosto se firmará contrato com esta empresa.

ASSEMBLEIA LOCAL

Já nesta quinta-feira (26), acontecerá a Assembleia Local, às 14h no Campus II da UFMS em Três Lagoas. Entre as pautas desta reunião estão os informes sobre o que foi exposto na Assembleia Unificada e no Comando Estadual de Greve – pauta local e próxima reunião com reitoria -, a avaliação da proposta do governo apresentada no dia 25 de julho, as atividades de mobilização além da discussão e posicionamento sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares com relação à privatização do HU.

AULA NA PRAÇA

No dia 4 de agosto, sábado, será realizada na Praça Ramez Tebet, entre 8h e 11h, a “Aula da cidadania e abraço”. Entre as atividades programadas estão discursos – feitos por representantes do ANDES, SISTA, SINASEFE, panfletagens e tendas com contações de história, teatro, música e canto.

RESTAURANTE E MORADIA

Os professores e a ADLest estão marcando uma reunião – ainda sem data definida -, com o diretor do Campus de Três Lagoas para solicitar uma resposta oficial quanto ao Restaurante Universitário e Moradia Estudantil.

A universidade está em greve desde o dia 12 de junho. (Foto: Arquivo/Perfil News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.