21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em Três Lagoas, força tarefa de autoridades faz operação na Lagoa Maior

07/10/2013 06h23 – Atualizado em 07/10/2013 06h23

Alvo da operação são menores de idade e estabelecimentos comerciais em situação irregular

Também foram fiscalizados veículos e motos, além de menores de idades que foram apreendidos e encaminhados à sede do Conselho Tutelar de onde só saíram mediante a presença dos pais ou responsáveis. A operação deve prosseguir em outros pontos de Três Lagoas

Ricardo Ojeda

Uma força tarefa composta de 16 integrantes da Policia Militar, doze membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), fiscais da secretaria do Desenvolvimento Econômico, seis agentes e um delegado da Polícia Civil e membros do Ministério Público, da Infância e Juventude realizaram no inicio da noite de ontem, domingo uma grande operação na Lagoa Maior.

ALVO DA OPERAÇÃO

De acordo com o Psicólogo, Sydnei Ferreira Ribeiro Junior, membro do Ministério Público, da Infância e Juventude o alvo da operação que foi batizada de Lagoa Maior, são os menores de idade que consomem álcool e participam da rodinha onde fumam o narguilé, espécie de um cachimbo de água. De acordo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas.

Segundo Sydnei, fumar o narguilé não é ilegal, mas se na rodinha tiver um menor de idade, o adulto será responsabilizado pela infração.
A operação, que iniciou por volta das 19 horas, fechou os acessos aos quiosques e lanchonetes no entorno da Lagoa Maior, onde a forca tarefa procedeu à ação em vários estabelecimentos, inclusive lacrando um estabelecimento que não tinha alvará de funcionamento, e ainda no local havia menores consumindo bebidas alcoólicas.

APARATO

Vários veículos da prefeitura, bem como sete viaturas da Polícia Militar, sobre comando do subcomandante do 2º BPM, Major Élcio Almeida e do capitão Nascimento e mais duas viaturas da Polícia Civil, sobre a supervisão do delegado Thiago Passos, além de um ônibus da prefeitura de Três Lagoas, deram suporte à operação que apreendeu vários menores que estavam sem documentação e desacompanhados pelos responsáveis. Os menores foram levados à sede do Conselho Tutelar, de onde só saíram mediante a presença dos pais ou responsáveis.

SEQUÊNCIA

Segundo informou Sydnei Ferreira, essa já é a terceira operação com essas características e deve continuar em vários pontos da cidade, com o intuito de proteger o menor e fiscalizar estabelecimentos que estiveram irregulares.
De acordo com o Major Élcio Almeida, durante a operação foram apreendidos veículos que circulavam irregularmente, além de motocicletas. Todos foram levados para a delegacia e depois encaminhados ao Detran para regularização.
A lanchonete lacrada pelos agentes da secretaria de Desenvolvimento Econômico só poderá ser reaberta após providenciar o alvará de funcionamento, bem como atender todas as exigências que a lei determina.

DENÚNCIA DOS VIZINHOS

A fiscalização na referida lanchonete foi muito questionada pelo proprietário, que disse que outros estabelecimentos deveria também ser alvo de fiscalização, nos mesmos moldes. Mas, de acordo com o subcomandante do 2º BPM, Major Élcio, o local é alvo de várias reclamações de vizinhos pelo som considerado excessivamente alto.

Os menores apreendidos no local foram encaminhados à sede do Conselho Tutelar e liberados mediante a presença dos pais, ou responsáveis que tiveram que apresentar um documento que indicasse tal materialidade.

Os acessos onde estão localizados quiosques e as lanchonetes na circular da Lagoa Maior foi fechada por viaturas da Polícia Militar (Fotos: Ricardo Ojeda)

Durante a operação, que contou com a participação da Polícia Civil vários veículos também foram fiscalizados

Autoridades conferem documentação apresentados pelos responsáveis de uma lanchonete que foi denunciada pelos vizinhos devido ao som alto

Os menores encontrados em situação irregular foram levados em um ônibus até a sede do Conselho Tutelar de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.