28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Exército Brasileiro realiza Operação Urubupungá em Três Lagoas

29/10/2013 14h35 – Atualizado em 29/10/2013 14h35

Cerca de 500 militares compõem a Força Tarefa Pantaneira (FT Pantaneira), que atuará nesta Operação e é formada por várias frações de naturezas distintas

Da Redação

O Comando Militar do Oeste (CMO) realiza, nos dias 29 e 30 de outubro, a Operação Urubupungá, nome do complexo onde encontram-se as Usinas Hidrelétricas de Jupiá, Três Irmãos e Ilha Solteira, localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A Operação consiste em um exercício de defesa de estruturas estratégicas, com o emprego da tropa de Força de Ação Rápida do Comando Militar do Oeste. Cada usina será ocupada por militares aptos a defendê-la e garantir o seu funcionamento. Nessa situação hipotética será estabelecido um Posto de Segurança Estático (PSE) visando o adestramento da tropa em operações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Também haverá ocorrência de incidentes utilizando figurantes, aumentando o realismo do exercício.

Cerca de 500 militares compõem a Força Tarefa Pantaneira (FT Pantaneira), que atuará nesta Operação e é formada por várias frações de naturezas distintas como Infantaria Motorizada, Cavalaria Mecanizada, Polícia do Exército, Grupamento Logístico e Batalhão de Aviação do Exército.

A tropa que integra a FT Pantaneira é oriunda de diversas cidades de Mato Grosso do Sul como Campo Grande, Amambai, Bela Vista, Ponta Porã, Coxim, Dourados e Três Lagoas, onde foi montado o Centro de Operações, na 2ª Companhia de Infantaria (2ª Cia Inf). A FT Pantaneira é comandada pelo Tenente Coronel Marco Antonio Guimarães Innecco.

Nesta segunda-feira (28), os componentes da FT Pantaneira participaram de uma formatura na 2ª Cia Inf para marcar o início das atividades na cidade de Três Lagoas, com a concentração das tropas e acerto dos últimos detalhes.

(*) Com informações de Assessoria de Comunicação

A Operação consiste em um exercício de defesa de estruturas estratégicas, com o emprego da tropa de Força de Ação Rápida do Comando Militar do Oeste (Foto: Divulgação/Assecom)

A tropa que integra a FT Pantaneira é oriunda de diversas cidades de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.