21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Há mais de 45 anos loja de ervas preserva tradição

13/07/2012 09h01 – Atualizado em 13/07/2012 09h01

Loja de ervas mantém tradição em Três Lagoas

Sebastião conta histórias e costumes dos três-lagoenses

Adriano Vialle

A cidade de Três Lagoas possui muitas figuras marcantes. A reportagem do Perfil News visitou essa semana a lojinha de ervas de Sebastião Mariano Alves, mais conhecido como “Sebastião da Erva”, que aos 82 anos de idade conta muitas histórias sobre curas com raízes, preservação ambiental e a tradição dos três-lagoenses.

Sebastião é erveiro há 60 anos, e há 45 mora em Três Lagoas. Desde então, mantém sua loja de raízes no bairro Santa Terezinha. No local existem mais de duas mil espécies de ervas medicinais.

Muitas pessoas mantêm a crendice e a tradição, e defendem a eficácia das raízes, como é o caso da professora Madalena de Oliveira, que há um ano compra alguns medicamentos a base de raízes e ervas: “Os medicamentos manipulados com raízes me fazem bem, esse método caseiro é antigo, por isso que acredito na sua eficácia”, disse.

O erveiro tem várias histórias, e acredita que o mundo só será melhor quando o ser humano parar de destruir o meio-ambiente. “A minha história começou quando eu tinha 50 anos de idade. Convidaram-me para fazer uma derrubada, mas eu disse que planto, porém não corto árvore”. E completou: “Vamos cuidar do que já está feito, o que está plantado não pode ser destruído”.

Através dos livros de medicamentos e de sua sabedoria, o morador de Três Lagoas, “seu Sebastião” segue feliz com da vida ajudando quem precisa, mantendo a tradição das ervas viva em sua lojinha.

Seu Sebastião cultua a tradição de ervas medicinais em Três Lagoas (Foto: Matheus Bernardes)

Há mais de 45 anos loja de ervas preserva tradição

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.