17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ibama de TL alerta sobre criação de cobras para comercialização de veneno

08/08/2011 11h25 – Atualizado em 08/08/2011 11h25

Ibama orienta sobre comercialização do veneno de cobra para comercialização

Segundo Analista Ambiental diz não apoiar este tipo de criação para comercialização

Adriano Vialle

A novidade do comercio de criação de cobra para extração do veneno está se tornando comum entre criadores, sendo que o veneno do animal tem enorme valor de mercado.

Com vários cursos oferecidos e preocupado com esse crescente comercio o Ibama tem realizado várias fiscalizações alertando sobres os riscos e legalizações sobre criação de cobras.

Alexandre Pereira, Analista Ambiental do Ibama comenta sobre a criação de cobra e tipos de autorização sobre o comercio de veneno do animal. “A pessoa interessada na criação para extração do veneno precisa contratar um profissional como: Zootecnista, Biólogo, Veterinário que possa montar um projeto para criação dessas cobras, recolhendo esta autorização o Ibama irá autorizar ou não”, explica.

Segundo Alexandre hoje no Brasil existe poucos criadores credenciados junto ao Ibama. “Precisa dos tramites legais, instruções e documentos e obrigatoriamente o fornecedor da cobra precisa estar registrado no Ibama. Sendo que no Brasil existe apenas 6 criadores credenciados e em Mato Grosso do Sul, não existe nenhum”, afirma.

Alexandre comenta ainda que não incentiva este tipo de criação para comercialização de veneno. “Não damos apoio algum aos cursos que estão oferecendo”, finaliza.

Vanessa Tomazini, chefe do Escritório do Ibama de Três Lagoas alerta e explica sobre o assunto. “Precisa de uma série de autorizações como apresentação de projeto, avaliação do local de criação desses animais silvestres pelo Ibama de acordo com a lei do meio-ambiente instrução normativa 169/2008, sobre manejo, fauna em cativeiro”, comenta.
Vanessa, comenta que ainda não foi protocolado nenhum espaço para criação e extração do veneno da cobra”.

ORIENTAÇÃO

A orientação para quem tiver interesse em criação de cobras precisa-se entrar em contato com o Ibama. Logo, contratando um profissional ápito a realização da extração do veneno como: Zootecnista, Biólogos e Veterinários autorizados. A documentação deve ser realizada por uns desses profissionais e adquirir autorização do criadouro do animal.

As cobras devem ser fornecidas pelos criadores registrados no Ibama, que hoje somam 6 em todo Brasil.

Ibama orienta sobre comercialização do veneno de cobra para comercialização
Foto: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.