20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Inscrições para oficinas do Dança Três encerram no dia 28

25/10/2013 13h44 – Atualizado em 25/10/2013 13h44

Inscrições para oficinas do Festival Dança Três se encerram nesta segunda-feira

O evento é uma promoção da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Governo do Estado, por meio do FIC

Da Redação

O primeiro Festival “Dança Três” que acontece em Três Lagoas de 31 de outubro a 03 de novembro deste ano, disponibilizará diversas oficinas aos participantes, crianças, jovens e adultos. O evento é uma promoção da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Governo do Estado, por meio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), em parceria com o Departamento Municipal de Cultura de Três Lagoas.

OFICINA: DANÇA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS

A oficina se dará no diálogo entre estudantes e professores. Serão trabalhadas posturas de balé no centro e na barra; posições básicas e ritmo (dinâmica de aula e nuance musical). Ao final de cada aula, serão promovidas conversas com os professores.

Público-alvo: crianças de 7 a 12 anos e professores de ensino infantil

Pré-requisitos: material para anotações, roupa adequada

Dias: 1, 2 e 3 de novembro

Horário: 15h30 às 17h15

Ministrante Patrícia Signoretti: Patrícia é pedagoga, educadora física e pós-graduada em dança. Nos últimos anos, integrou comissões de seleção de festivais e prêmios sul-mato-grossenses e atualmente, dá aulas de dança clássica, mantém o blog “Mãos que dançam” e administra comércio de artigos para dança.

OFICINA: DANÇA CONTEMPORÂNEA

A oficina irá abordar questões de preparação do corpo do intérprete e criação de partituras físicas, tendo como ponto de partida imagens e textos. Técnicas de dança contemporânea serão abordadas para trabalhar potência física, peso, espacialidade e relação com o espaço e indivíduos. O foco central é apontar maneiras de deixar o corpo apto a percorrer todas as intensidades físicas que estão contidas nas imagens e textos que podemos expressar por meio do corpo.

Público-alvo: estudantes de dança e teatro, acima de 14 anos

Dias: 1, 2 e 3 de novembro

Horário: 13h30 às 15h15

Ministrante Renata Aspesi: Renata iniciou seus estudos em dança clássica, em Brasília, com Gisele Santoro. Integrou, na década de 1990, a Euro City Ballet (Bélgica). Como atriz, participa de grupo de leituras dramáticas dirigido por Francisco Medeiros. Atualmente, está em processo de criação do trabalho S.(AR).A.H. , que foi contemplado pelo Premio Célio Adolfo de Incentivo à Dança, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com estreia prevista para outubro de 2013.

OFICINA: LYRICAL JAZZ

A oficina trabalha técnicas de balé e jazz, oferecendo exercícios de alongamento, sequências de movimento no chão, combinações de frases de movimento na diagonal do espaço da sala de aula, pequenos e grandes saltos e sequências coreográficas. Tem o objetivo de incentivar a criatividade coreográfica dos dançarinos além de buscar possibilidades diferentes de movimentação.

Público-alvo: estudantes de dança, a partir de 15 anos

Dias: 1, 2 e 3 de novembro

Horário: 13h30 às 15h15

Ministrante Diógenes Antonio: O ministrante integrou durante muitos anos a Ginga Cia. de Dança, companhia na qual atuou como dançarino, coreógrafo, assistente de direção e professor. Deu aulas em diversas academias e projetos em Campo Grande. Coreografias suas receberam prêmios em festivais como o Festival de Dança de Joinville (SC) e Encontro Nacional de Dança (ENDA).

OFICINA: PILATES COMO FERRAMENTA PARA O CORPO DO BAILARINO

A oficina propõe a sensibilização para a tridimensionalidade corporal por meio de princípios de movimento e fundamentos do Pilates, com o objetivo de refinar a qualidade do movimento dançado.

Público-alvo: Artistas da dança – adolescentes e adultos

Dias: 1, 2 e 3 de novembro

Horário: 15h30 às 17h15

Professora Laura de Almeida: Formou-se em balé clássico, na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, do Ballet do Theatro do Rio de Janeiro, e é graduada em Dança, pela Faculdade Angel Vianna (RJ). Laura desenvolve trabalhos na área de Pilates, Terapia Manual, Preparação Corporal e Dança, atuando no Estúdio Corpo em Movimento e no Movimente Espaço de Danças.

OFICINA: DANÇA DO VENTRE

A oficina lança mão de técnicas de alongamento e fluidez dos braços específicas da dança do ventre para despertar elementos como postura, elegância e feminilidade. Além disso, serão abordadas técnicas para o movimento do quadril, deslocamento e montagem de coreografia que visam contribuir para o condicionamento físico, equilíbrio da ansiedade e alívio de tensões.

Público-alvo: Mulheres acima de 15 anos

Dias: 1, 2 e 3 de novembro

Horário: 15h30 às 17h15

Professora Letícia Torales: Letícia iniciou sua formação em dança em Campo Grande, no Projeto Dançar, dirigido por Chico Neller, onde atuou como dançarina, professora e ensaiadora. Foi, durante muitos anos, dançarina da Ginga Cia. de Dança e hoje, integra grupo de dança do ventre, e dá aulas de balé, jazz e dança contemporânea.

OFICINA: BALÉ CLÁSSICO – MÉTODO ROYAL ACADEMY OF DANCE

A oficina tem como prioridade usar a técnica do balé clássico para contribuir na formação de bailarinos tecnicamente fortes e capazes de executar outras técnicas de dança. Compreende exercícios de aquecimento e alongamento; posições do balé (braços e pernas); exercícios na barra (pliés, battement tendu, rond de jambe, adágio com développé e port de bras, grand battements); e exercícios no centro.

Público-alvo: adolescentes e adultos, a partir dos 12 anos

Pré-requisito: roupa adequada – quem não tiver sapatilhas de meia-ponta, levar meias

Dias: 1, 2 e 3 de novembro

Horário: 13h30 às 15h15

Professora: Ana Lúcia El Daher é bailarina e professora de ballet clássico e dança moderna. Iniciou seus estudos em Campo Grande, no Ballet Isadora Duncan, onde se formou pela Royal Academy of Dance (Londres). Viveu os últimos sete anos na Alemanha, onde foi professora, bailarina e ensaiadora da companhia de dança do Teatro de Gelsenkirchen: Musiktheater im Revier.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

O primeiro Festival “Dança Três” acontece em Três Lagoas de 31 de outubro a 03 de novembro deste ano (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.