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quinta-feira, 28 de março de 2024

Leitores do Perfil News são contra retirada dos trilhos

03/07/2012 10h37 – Atualizado em 03/07/2012 10h37

Leitores sugerem VLT entre Jupiá e Arapuá

Projeto do governo prevê revitalização da área de domínio da ferrovia com praças de alimentação e ambientes culturais

Edmir Conceição

Por meio da seção de comentários leitores do Perfil News se manifestaram contra a retirada dos trilhos da ferrovia da área central de Três Lagoas. Os leitores sugerem a implantação de um trecho de ‘metrô leve’, aproveitando a ferrovia para colocar em circulação um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que poderia fazer o transporte de passageiros entre os distritos de Jupiá e Arapuá, passando pelo centro da cidade.

Os trilhos serão retirados assim que for concluído o contorno ferroviário. As obras, por serem complexas, estão sendo realizadas por etapas. Elas estão paralisadas em razão da suspensão “por conveniência do interesse público” do contrato com o consórcio MCT-Egesa.

A ideia é revitalizar a orla ferroviária e acabar com os transtornos causados pela circulação de trens no centro. As locomotivas e vagões incomodam tanto na mobilidade urbana, quanto no aspecto ambiental. Em razão das obras, o Plano Diretor deverá ser revisado.

OPINIÕES

A sugestão de um VLT é do leitor Carlos Roberto de Lima. “Não vejo por que retirar os trilhos! A retirada dos trens, como composições com 30 a 60 ou mais vagões sim. Os trilhos deveriam permanecer e sobre eles serem implantados os Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs – como opção de Transporte Urbano que ligaria o distrito de Arapuá ao distrito de Jupiá, passando pelo centro da cidade”.

Lima sugere composições curtas de três a cinco vagões, em horários pré-estabelecidos, com intervalos de 20 ou 30 minutos entre os VLTs. “É muito melhor do que praças de alimentação, com barzinhos e, inevitavelmente, drogas e delinquência!”, diz

Outro leitor acrescenta que especialistas em mobilidade urbana classificam o VLT de meio de transporte ‘limpo, eficiente e barato’. No caso de Três Lagoas, a infra-estrutura mais cara já está montada. (ainda mais que a infraestrutura mais cara já está montada).

“É como observamos em cidades européias, desde as mais pequenas elas já contam com um sistema integrado de transporte por trilhos que, com um paisagismo adequado, ficam completamente integrados à paisagem urbana, sem qualquer inconveniente”, diz o leitor que se identifica pelo apelido de Alemão.

“Acho acho as idéias dos senhores Carlos e Antonio bastante válidas. Mais uma praça por ali seria além de falta de criatividade, mais um local ‘adequado’ para badernas, drogas… Acho muito boa a ideia do VLT, caso seja uma coisa bem feita e bonita e acima de tudo “desafogaria” o trânsito na cidade, que para o povo seria este de muita utilidade, diz a leitora Sandra Campos.

“Já demos essa sugestão a prefeita para estudar. Temos que pensar Três Lagoas para daqui a 30 anos e só pensamos a cada quatro anos. A cidade está lotada de automóveis, os comerciantes não deixam os clientes estacionar no centro, e no futuro isso será pior. Ao analisar que temos um trilho pronto e acabado, bastando a construção de pequenas estações e o VLT que é um trem curto, bonito, que atravessaria a cidade de norte a sul, é caso do município verificar se é possível sua instalação. Bastam os estudos”, comenta o promotor de Justiça Antonio Carlos.

VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS

Veículo leve sobre trilhos é uma espécie de trem urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infraestrutura é tipicamente mais “leve” que a usada normalmente em sistemas de metrô ou ferroviários de longo curso, mas mais “pesada” que a do bonde.Os VLTs são normalmente elétricos, tipicamente alimentados por catenária (fiação aérea), mas alguns por terceiro carril, havendo, no entanto, outros a diesel.

No Brasil, o primeiro sistema de veículos leve sobre trilhos foi o VLT de Campinas – atualmente desativado, e nunca chegou a funcionar. A primeira capital brasileira e o mais novo sistema de VLT existente é o de Maceió. Campo Grande e Cuiabá também projetam a implantação do metrô leve, ao lado de outras capitais, como São Luis, Teresina, João Pessoa, Rio de Janeiro e São Paulo, além das cidades do ABC paulista.

REVITALIZAÇÃO

Se o projeto de revitalização prometido pelo governo for igual ao executado em Campo Grande, a área dos trilhos em Três Lagoas poderá receber obras de paisagismo, praças de alimentação, equipamentos de lazer e descanso, área para atrações culturais, bibliotecas e iluminação especial. A ideia é construir um calçadão com todas essas benfeitorias, inclusive piso tátil e lojas de artigos regionais, playgrounds e pórticos.

VLT de Brasília: Para leitores, esse meio de transporte projetaria Três Lagoas para os próximos 50 anos. (Foto: Reprodução)

Imagem do Google mostra traçado da ferrovia na área urbana de Três Lagoas

No entorno da ferrovia, não há benfeitorias e nem equipamentos públicos. Área não se desenvolveu. (Foto: Edmir Conceição)

Passagem de nível no bairro Santa Rita. Orla ferroviária também sofre desvalorização imobiliária (Foto: Edmir Conceição)

Obras do controne ferroviário estão paradas esem previsão para ser retomadas. (Foto: Edmir Conceição)

Passagem de nível no encontro das avenidas Clodoaldo Garcia e Filinto Muller. (Foto: Mateus Bernardes)

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