25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

PMA e órgãos ambientais vão se reunir para decidir futuro do jacaré da lagoa

29/01/2013 16h15 – Atualizado em 29/01/2013 16h15

A Policia Militar Ambiental irá se reunir com órgãos ambientais competentes de Três Lagoas para decidir o que será feito com o jacaré da Lagoa Maior

Policia Militar Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente Municipal e IBAMA vão se reunir para decidir o futuro do jacaré da espécie papo amarelo que está na Lagoa Maior, principal cartão postal de Três Lagoas

Ricardo Mendes Silva

O assunto do aparecimento do jacaré do papo amarelo de 1,80 metro na lagoa um dos principais cartões postais da cidade ainda gera muita polêmica.

Além de ter despertado a curiosidade de muitas pessoas e ter sido um sucesso nas redes sociais, a presença do animal silvestre também trouxe preocupação e medo aos visitantes do local e os praticantes de esporte.

Mas afinal é perigosa a presença de um animal silvestre em um local tão próximo a área urbana?

O Perfil News entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental que através do Sub Tenente Braga Filho esclareceu algumas dúvidas e orientou os freqüentadores da Lagoa em como agir nesse caso.

Segundo o Sub Tenente já foi constatado que há 2 jacarés da espécie papo amarelo na lagoa, mas não há motivo para pânico, pois se eles não se sentirem ameaçados eles não atacam ninguém, pois ali é o habitat natural deles.

Em um trabalho de drenagem na lagoa foram encontrados outros tipos de animais silvestres como capivaras e sucuris.

O numero de capivaras vem diminuindo, pois elas servem de alimento para os jacarés que se encontram na lagoa.

A Policia Militar Ambiental informa que em breve será marcada uma reunião com os órgãos ambientais como SEMA e IBAMA para decidir o que será feito para não prejudicar a população e nem o animal já que a lagoa é o habitat natural dele então é normal ele se encontrar ali.

Leitores do site Perfil News dão sua opinião sobre o assunto

“Quer coisa mais linda do que ter a natureza a vista, achei linda certa madrugada em que eu contei mais de 20 capivaras ao redor da lagoa. Os animais embelezam, infelizmente não podemos dizer a mesma coisa da maioria do ser humano e nem generalizar; convenhamos que a maioria deixa a desejar. O certo seria separar os animais “racionais” dos irracionais. A idéia do alambrado é válida. “

Beto Freitas

“Com todo respeito que temos pela natureza, é óbvio que um jacaré na Lagoa é risco a comunidade. Se vamos esperar o jacaré arrancar a perna de alguém, engolir alguma criança, atacar um bebum caído por lá de madrugada, já é outra coisa. Por questões de segurança, não é apropriado ter animais no perímetro urbano. Já temos animais demais por aquí.”

Antonio Carlos – Promotor do Meio Ambiente

Acho que não são esses animais que estão invadindo a lagoa e sim nós que invadimos sua moradia. E mais cedo ou mais tarde eles voltariam a aparecer em seus habitats

Herilano Ramos de Carvalho

SAIBA MAIS

O jacaré do papo amarelo é típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos.

São conhecidos por este nome porque durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.

Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m, mas já foram capturados exemplares com mais de 3,9 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.

Polícia Ambiental vai se reunir com outros órgãos competentes para chegar a uma conclusão do que fazer com o jacaré que apareceu na Lagoa Maior. Foto: Reprodução/Facebook

Algumas pessoas não se incomodam com a presença do jacaré e até aproveitam a sombra para dormir. Foto: Cilleid Heredia

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.