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sexta-feira, 29 de março de 2024

Procon de Três Lagoas divulga balanço de atividades em 2013

08/01/2014 10h43 – Atualizado em 08/01/2014 10h43

De 1.833 audiências de conciliação realizadas pelo órgão, 772 obtiveram êxito

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio do Procon – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou um balanço das atividades em 2013, onde foi constatado um aumento significativo do exercício anterior para o de 2013. Em 2012 foram registradas 2.126 reclamações e em 2013 um total de 4.064.

De 1.833 audiências de conciliação realizadas, 772 obtiveram êxito, ou seja, o conflito entre consumidor e fornecedor foi resolvido, e 619 arquivadas antes da audiência (a empresa solucionou o problema do consumidor). Totalizando um percentual de 75,88% de acordos realizados.

O registro de atendimento do DPVAT teve 54 atendimentos em 2013, houve diminuição em relação a 2012 devido a novos postos de atendimento dos Correios, e Escritórios especializados em atendimento DPVAT.

Fiscalizações e pesquisas foram realizadas pelo órgão que busca desempenhar o papel conciliador e harmonizador.

De janeiro a dezembro de 2013 foram realizados 228 atos fiscalizatórios.

Os problemas mais recorrentes envolveram cobranças indevidas, produto com vício, problemas com garantia (abrangência, cobertura, etc), dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento, antecipação de financiamentos, não entrega/demora na entrega de produtos, serviços não fornecidos.

Foram realizadas: pesquisas e fiscalizações, como segue abaixo:

PESQUISAS

Dia das crianças;

Cesta básica;

Dia das Mães;

Dia dos Pais;

Páscoa;

Dia dos Namorados;

Festa Junina;

Finados;

Natal;

FISCALIZAÇÕES

Agencias bancárias;

Fiscalizações e orientações no comércio local;

Fiscalizações em feiras.

DENTRE OUTRAS AÇÕES COMO

Capacitação de pessoal junto Procon Estadual em 06/09/2012;

Informações sobre a velocidade de internet em Três Lagoas;

Orientação sobre taxas de matrículas escolares;

Palestras aos beneficiários do Programa Vale Renda;

Orientação sobre compras de natal pela internet;

Orientação de como saldar suas dívidas com o 13º salário;

Participação do 28º encontro de Defesa do Consumidor;

Participação a Reunião do Senacon em Brasília;

Participação da 4ª Reunião Senacon em Recife;

Comemoração ao dia Mundial do Consumidor com palestras e orientações;

Divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas;

Publicação Mensal do Ranking das empresas mais reclamadas;

Orientação empresa Telexfree;

Participação no III Fórum de debates de direitos dos consumidores com
representantes do Grupo Itaú Unibanco;

Reunião com Conselho de usuário de Telefonia;

Participação do I Encontro Estadual dos Procon’s MS;

Participação do II Encontro Estadual dos Procon’s MS;

Participação do III Encontro Estadual dos Procon’s MS;

Evento de Comemoração dos 10 anos do Procon/TL;

Participação no evento “Ação entre Amigos” promovido pela Igreja Nazareno;

Orientação sobre a Lei dos 15 minutos em filas também para Lotéricas,
Correios e Financeiras;

Orientação cobrança indevida da Taxa de Desperdício;

Participação encontro com empresários e comerciantes na Associação
Comercial de Três Lagoas;

Parceria em fiscalizações com a Vigilância Sanitária;

As multas aplicadas em 2013 chegaram a R$ 1.948.446. Em 2012 foram gerados
boletos de multa no valor de R$ 891.707,00. Aumento substancial de mais de
100%.

Na avaliação da Diretora do Procon Lilian Campos, os resultados positivos
se deram em razão ao trabalho em equipe e aos constantes investimentos na
formação de pessoal e melhoria da estrutura física. “Conseguimos nessa gestão conquistar a confiança da população que está exercendo seu direito como consumidor de forma plena” finaliza.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

Equipe de funcionários do Procon de Três Lagoas (Foto: Divulgação/Assecom)

Funcionários do Procon de Três Lagoas (Foto: Divulgação/Assecom)

Fiscalizações e pesquisas foram realizadas pelo órgão que busca desempenhar o papel conciliador e harmonizador (Foto: Divulgação/Assecom)

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