08/01/2014 10h43 – Atualizado em 08/01/2014 10h43
De 1.833 audiências de conciliação realizadas pelo órgão, 772 obtiveram êxito
Da Redação
A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio do Procon – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou um balanço das atividades em 2013, onde foi constatado um aumento significativo do exercício anterior para o de 2013. Em 2012 foram registradas 2.126 reclamações e em 2013 um total de 4.064.
De 1.833 audiências de conciliação realizadas, 772 obtiveram êxito, ou seja, o conflito entre consumidor e fornecedor foi resolvido, e 619 arquivadas antes da audiência (a empresa solucionou o problema do consumidor). Totalizando um percentual de 75,88% de acordos realizados.
O registro de atendimento do DPVAT teve 54 atendimentos em 2013, houve diminuição em relação a 2012 devido a novos postos de atendimento dos Correios, e Escritórios especializados em atendimento DPVAT.
Fiscalizações e pesquisas foram realizadas pelo órgão que busca desempenhar o papel conciliador e harmonizador.
De janeiro a dezembro de 2013 foram realizados 228 atos fiscalizatórios.
Os problemas mais recorrentes envolveram cobranças indevidas, produto com vício, problemas com garantia (abrangência, cobertura, etc), dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento, antecipação de financiamentos, não entrega/demora na entrega de produtos, serviços não fornecidos.
Foram realizadas: pesquisas e fiscalizações, como segue abaixo:
PESQUISAS
Dia das crianças;
Cesta básica;
Dia das Mães;
Dia dos Pais;
Páscoa;
Dia dos Namorados;
Festa Junina;
Finados;
Natal;
FISCALIZAÇÕES
Agencias bancárias;
Fiscalizações e orientações no comércio local;
Fiscalizações em feiras.
DENTRE OUTRAS AÇÕES COMO
Capacitação de pessoal junto Procon Estadual em 06/09/2012;
Informações sobre a velocidade de internet em Três Lagoas;
Orientação sobre taxas de matrículas escolares;
Palestras aos beneficiários do Programa Vale Renda;
Orientação sobre compras de natal pela internet;
Orientação de como saldar suas dívidas com o 13º salário;
Participação do 28º encontro de Defesa do Consumidor;
Participação a Reunião do Senacon em Brasília;
Participação da 4ª Reunião Senacon em Recife;
Comemoração ao dia Mundial do Consumidor com palestras e orientações;
Divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas;
Publicação Mensal do Ranking das empresas mais reclamadas;
Orientação empresa Telexfree;
Participação no III Fórum de debates de direitos dos consumidores com
representantes do Grupo Itaú Unibanco;
Reunião com Conselho de usuário de Telefonia;
Participação do I Encontro Estadual dos Procon’s MS;
Participação do II Encontro Estadual dos Procon’s MS;
Participação do III Encontro Estadual dos Procon’s MS;
Evento de Comemoração dos 10 anos do Procon/TL;
Participação no evento “Ação entre Amigos” promovido pela Igreja Nazareno;
Orientação sobre a Lei dos 15 minutos em filas também para Lotéricas,
Correios e Financeiras;
Orientação cobrança indevida da Taxa de Desperdício;
Participação encontro com empresários e comerciantes na Associação
Comercial de Três Lagoas;
Parceria em fiscalizações com a Vigilância Sanitária;
As multas aplicadas em 2013 chegaram a R$ 1.948.446. Em 2012 foram gerados
boletos de multa no valor de R$ 891.707,00. Aumento substancial de mais de
100%.
Na avaliação da Diretora do Procon Lilian Campos, os resultados positivos
se deram em razão ao trabalho em equipe e aos constantes investimentos na
formação de pessoal e melhoria da estrutura física. “Conseguimos nessa gestão conquistar a confiança da população que está exercendo seu direito como consumidor de forma plena” finaliza.
(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas