24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Sitrel inicia operações em Três Lagoas

09/01/2013 21h41 – Atualizado em 09/01/2013 21h41

Meta de produção é de 400 mil toneladas de vergalhões por ano

Unidade fortalecerá estratégia da empresa de avançar no mercado da construção civil do Centro Oeste

Assessoria de Comunicação

A Sitrel – Siderúrgica Três Lagoas já iniciou suas operações em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. A laminadora de vergalhões é uma joint venture da Votorantim Siderurgia com o empresário Alexandre Grendene e teve investimento de R$ 270 milhões. Os testes a quente foram iniciados em outubro e, em dezembro, foram obtidos os registros de certificação e conformidade do Inmetro, permitindo o início da comercialização de seus produtos.

SETOR PROMISSOR

Com a Sitrel, a Votorantim Siderurgia se fortalece no mercado da construção civil da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal), considerada uma das mais promissoras para o crescimento do setor de aço no Brasil nos próximos anos.

“Sabemos o potencial de crescimento de Três Lagoas e, por isso, queremos fazer parte deste desenvolvimento”, explica Albano Vieira, diretor-superintendente da Votorantim Siderurgia.

A capacidade de fabricação da unidade é de até 400 mil toneladas de vergalhões por ano. Para este ano, a previsão de produção é de 150 mil toneladas, com crescimento gradativo até 2015. Os tarugos, matéria-prima para esse tipo de insumo, serão fornecidos pela própria Votorantim Siderurgia por meio da sua usina em Resende, no Rio de Janeiro.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Com a operação da planta, cerca de 200 empregos diretos serão gerados. “Um de nossos compromissos com as comunidades em que atuamos é privilegiar a contratação de mão de obra local”, afirma Vieira.

ESCOLA DE AÇO

Uma das premissas para a instalação da Sitrel foi a contratação de mão de obra local. Por isso, não apenas na construção, como na operação do projeto, a Votorantim Siderurgia privilegiou a contratação de mão-de-obra local, atendendo as características de qualificação técnica da mão-de-obra. Um exemplo de destaque é a Escola do Aço, que qualificou jovens da região, para operação em siderurgia em diferentes níveis. O programa foi uma parceria firmada com a Múltipla e o SENAI, em que foram selecionados potenciais pretendentes ao cargo de técnico em manutenção. Os aprovados foram treinados pelo Senai de Três Lagoas e durante o treinamento, receberam uma bolsa auxílio. O curso possuía carga horária de 800 horas aulas.

SOBRE A VOTORANTIM

A Votorantim Siderurgia atua na fabricação e comercialização de aço. No Brasil, também é composta pelas Unidades Barra Mansa (RJ), com capacidade produtiva de 800 mil toneladas por ano, e Resende (RJ), com capacidade de 1 milhão de toneladas por ano. No exterior, a Votorantim Siderurgia é acionista majoritária da PazdelRío, na Colômbia, com capacidade de produção de 450 mil toneladas por ano, e controladora da Acerbrag, na Argentina, com capacidade de 300 mil toneladas por ano.

O complexo industrial da Siderúrgica Três Lagoas foi construído às margens da BR 262, na saída para Campo Grande (Foto: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Três Lagoas)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.