19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Três Lagoas integra campanha Setembro Sem Lixo

06/09/2012 10h20 – Atualizado em 06/09/2012 10h20

Moradores de comunidades próximas à Usina do Jupiá e funcionários que trabalham na nova ponte serão um dos públicos contemplados pela campanha

Priscila Pessatti, com informações

Três Lagoas e Castilho (SP) farão parte da campanha de conscientização ambiental Setembro Sem Lixo – é papel de todos preservar, promovida pelo G-Pontes, projeto de gestão ambiental que reúne 13 programas socioambientas que são executados em paralelo à construção da nova ponte sobre o Rio Paraná, entre Três Lagoas e Castilho (SP).

Os públicos que serão contemplados pela campanha são caminhoneiros, motoristas de ônibus e de carros de passeio, estudantes de duas escolas municiais, moradores de comunidades próximas à Usina de Jupiá, além de funcionários que trabalham na nova ponte sobre o Rio Paraná.

Durante todo o mês de setembro, diversas ações estão sendo planejadas (ver cronograma com principais ações abaixo). Entre elas está a Gincana com estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes (21), em Três Lagoas, e na Escola Municipal Youssef Kassab (28), em Castilho.

O objetivo da campanha é provocar a comunidade em geral sobre o problema do lixo na região. Por isso, a cidade estará recebendo alguns cartazes com os lemas ‘reduza’, ‘reutilize’ e ‘recicle’. A campanha conta com o apoio do poder público, de empresas e da comunidade.

A série de atividades é uma iniciativa do Programa de Comunicação Social que acontece durante a realização do empreendimento e que tem como objetivo reduzir ao máximo os impactos da obra junto à natureza e às comunidades. O Projeto G-Pontes é uma parceria entre a UFPR, por meio do ITTI, e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

OFICINA COM ESTUDANTES DA ESCOLA MARIA DE LOURDES NA QUINTA-FEIRA (05)

Nesta quarta-feira (05), estudantes da Escola Maria de Lourdes participam de uma oficina com voluntárias da Pastoral da Criança. Na oportunidade, a articuladora de Comunicação Social do Projeto G-Pontes, Gislene de Almeida, vai anunciar o início da separação de lixo reciclável.

“Os estudantes vão separar garrafas pet, latinhas e papéis não amassados. Uma das provas da gincana será a contagem de materiais. A equipe que arrecadar mais ganha a prova e sai na frente na gincana. A equipe campeã, inclusive, vai ganhar um passeio ao cinema em Andradina”, conta a articuladora.

OFICINA DE ÓLEO DE COZINHA USADO

A partir do próximo dia 10, os moradores da Comunidade do Jupiá vão começar a recolher óleo de cozinha para participarem de uma atividade no final do mês.
A empresa Cargill, parceira da campanha, recolherá o óleo, que será transformado em detergente líquido. Os recursos arrecadados com a venda do produto serão destinados à tradicional Festa da Primavera.

Durante a Festa, no próximo dia 28, os moradores terão a oportunidade de aprender mais sobre onde vai parar o óleo descartado de forma incorreta e como criar hábitos mais sustentáveis.
O responsável pelo meio ambiente da Cargill, Leandro Gondim de Oliveira Pinto, vai ministrar uma oficina para a comunidade na Quadra de Esportes do Jupiá (Centro Poliesportivo).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.