28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Trânsito de Três Lagoas é comparado aos piores do mundo

23/07/2012 15h20 – Atualizado em 23/07/2012 15h20

Como na Índia e Tailândia, trânsito de Três Lagoas é um caos, segundo promotor

Avenida Filinto Muller é a via que mais registra acidentes; fiscalização ainda é deficiente

Adriano Vialle

O trânsito de Três Lagoas vive uma época de grande transtorno e turbulência. Quase todos os dias a população se depara com algum tipo de acidente, por razões que vão da negligência, imprudência, falta de educação, desconhecimento da legislação e deficiência na fiscalização por parte da Prefeitura e órgãos oficiais de trânsito.

De acordo com a diretora do Deptran (Departamento Municipal de Trânsito) Creuza Ramos, contando com a frota da população flutuante, há cerca de 78 mil veículos trafegando pelas ruas de Três Lagoas. Ela diz que o trânsito não chega ao caos, mas a sensação da população é de verdadeira bagunça.

Alguns mopradores, por meio da seção de comentários do Perfil News, veem com indignação a situação atual do trânsito do município, como é o caso do promotor de justiça Antônio Carlos.

Segundo ele, o tráfego da cidade chega ser anormal e compara ao trânsito da Índia e de outros países. “A ignorância dirigindo por aqui é comparável aquelas praticadas na Tailândia, Índia, cidade de Bogotá no Equador. Está formando um triunvirato do barbarismo diário nas ruas de Três Lagoas. Nunca se viu motoristas tão perturbados como os daqui”, disse.

DESRESPEITO AO PEDESTRE

Outro comentário, da moradora Natália Camargo, mostra o grau de indignação por conta da falta de educação no trânsito na hora de conduzir o veículo.

“Os motoristas não sabem andar em faixa dupla, usam as duas como se fossem única. Faixa de pedestres então??? Creio que não sabem do que se trata, porque não param para o pedestre passar (nem na porta das escolas), sem falar que estacionam em cima da faixa”, diz.

“Ao abrir o sinal, esquecem que os demais motoristas de trás também querem passar, pois demoram uma eternidade para cruzar o sinal. Bicicletas não deveriam competir com carros, pois tornam o trânsito lento e perigoso. Enfim, há muito que se ensinar e educar o motorista nesta cidade.”

Diretora do Deptran insiste que o trânsito de Três Lagoas ainda não é considerado um caos, embora esse seja o termo mais apropriado se comparado a outros centros. Ela diz que o município tem controle da situação, muito embora é um problema que se arrasta há meses e vem se agravando. Nem a sinalização antiga de vias que se tornaram mão única de direção foi apagada, um mês depois das mudanças.

. “O caos é uma situação que não tem controle, ainda temos solução e isso parte do próprio condutor que é a educação e respeito no trânsito, que tem que ser feito imediatamente”, justifica.

MELHORIAS

Em algumas ruas de Três Lagoas foram transformadas em via de mão única e alguns semáforos serão instalados. “A rua Maria Guilhermina Esteves também passará a ter um único sentido, onde tiver via preferencial nos cruzamentos para o condutor parar, sendo realizados no momento em locais com maior fluxo de veículos”, disse.

Técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) estiveram no município de Três Lagoas, durante o mês, ministrando palestras para alunos do ensino fundamental e médio de cinco escolas, abordando temas como: respeito ao pedestre, álcool e velocidade com intuito de sensibilizar e conscientizar os participantes.

De acordo com a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix, a conscientização desses jovens é de extrema importância. “Levamos para a escola o aprendizado de trânsito, afinal, o trânsito é uma demonstração de cidadania e respeito com o próximo, esse jovens devem ser sensibilizados dos perigos da combinação álcool e direção” explica a diretora.

ESTATÍSTICAS

Segundo informações do Deptran (Departamento Municipal de Trânsito), de janeiro a maio de 2012, mais de 1270 acidentes ocorreram na cidade, sendo: 95 acidentes envolvendo motonetas (até 125 cilindradas), motocicletas 386 acidentes e automóveis 798 acidentes.

Segundo informações do Deptran o dia com maior índice de acidente são as terças-feiras, registrando 161 em 5 meses e uma média de 190 por mês.
A relação de acidentes de trânsito atendidos pelo 5º agrupamento de bombeiros de Três Lagoas aumentou proporcionalmente nos últimos anos. No mês de janeiro, foram 36 acidentes envolvendo vítimas com máquinas, acidente de trans queda, tombamento, abalrroamento, atropelamento, capotamento, choque, colisão, acidente ferroviário e acidente envolvendo a prática de esporte e lazer. Já no mês de fevereiro foram 40 ocorrências, no mês de março 50, abril 46, maio 53 e junho 63.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). atendeu desde janeiro até o mês de junho, 532 ocorrências, das quais, 510 envolviam o trânsito e 22 relacionadas a bebida alcoólica no trânsito.

A idade em que a violência no trânsito ocorre com freqüência é de 18 a 29 anos envolvendo em acidentes fatais. De 30 a 59 anos foram registrados 873 acidentes no primeiro semestre.

A avenida Filinto Muller, é a via registra os maiores índices de acidentes.
Segundo Creuza Ramos, no trânsito, de modo geral, precisa adotar muitas melhorias. “Acho que só Departamento será pouco para o trânsito de Três Lagoas, terá que formar uma Secretaria, para conseguir executar nossos trabalhos e acabar com esse grande problema que é hoje para a nossa cidade. E concluiu: “Temos que já pensar o trânsito em Três Lagoas para os próximos anos e os condutores dirigirem com mais cuidado para prevenir acidentes”.

Trânsito de Três Lagoas é comparado aos piores do mundo

Bicicletas, motos e veículos trafegam e dividem a mesma faixa em via rápida (Foto: Adriano Vialle)

Rua Paranaíba foi uma das ruas que se tornaram sentido único em Três Lagoas (Foto: Adriano Vialle)

Problema da Falta de estacionamento só deve ser resolvido após implantação da Zona Azul. (Foto: Edmir Conceição)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.