22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vistoria terceirizada ‘mata’ filas no Detran

20/06/2012 17h30 – Atualizado em 20/06/2012 17h30

Empresa privada de vistoria veicular é cada vez mais procurada

Procura pelos serviços de trânsito terceirizados reduz tempo de espera e ‘mata’ filas intermináveis nos órgãos do Detran

Edmir Conceição

A espera em filas intermináveis para serviços de vistoria veicular no Detran é uma opção, fica quem quer. Quem não tem tempo para a burocracia pode buscar nas empresas especializadas em perícias automotivas os serviços de que precisa.

Em Três Lagoas a CONTATO, na avenida Clodoaldo Garcia nº 2.093 (telefone 3524-7437) e uma empresa especializada em vistorias credenciada pelo Detran de Mato Grosso do Sul, dirigida pelos empresários Sérgio Antonio da Silva e Samuel Uchoa Oliveira.

Segundo eles, a procura por serviços de vistoria é grande em razão da demora que ocorre no Detran, onde a demanda é maior e ocasiona filas. Muitos proprietários de veículos, no entanto, buscam os serviços terceirizados por não poderem fazer deslocamentos. A transferência e desembaraço de documentação entre praças de estados diferentes, por exemplo, é um serviço que a CONTATO assume sem que o interessado deixe a cidade onde está radicado.

ESPECIALISTAS

A empresa de Três Lagoas é uma franquia da CONTATO, que está presente em várias partes do Brasil, com equipes multidisciplinares e experiência na área de vistoria veicular.

A empresa realiza vistoria para transferência, fotografia do chassis, motor e placa, vistoria cautelar para obtenção de certificado de procedência, perícias para seguradoras e financeiras e desembaraço de documentação.

A vistoria do veículo é um serviço regulamentado desde 1998 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). De acordo com Resolução do Contran, os órgãos de trânsito ou as empresas credenciadas pelo Denatran deverão coletar por meio óptico, a numeração do chassi, do motor e da parte traseira do veículo com a numeração da placa de identificação legível e compará-la com as numerações cadastradas na base de dados do governo (BIN/RENAVAM).

Todos os veículos de passeio, motocicletas, utilitários, caminhões e ônibus nacionais ou importados devem ser vistoriados, quando na sua transferência de regularização. Durante o processo de vistoria de chassi e motor, alguns motores necessitam de desmontagem para coletar a numeração. Nestes casos os locais e o preço cobrado pelo serviço podem ser diferenciados.

VISTORIA CAUTELAR/CERTIFICADO DE PROCEDÊNCIA

São analisados, detalhadamente, o conjunto estrutural e os pontos de deformação da carroçaria do automóvel com o objetivo de identificar pré-existência de avarias, cortes e reparos significativos, em longarinas, painéis, teto, assoalhos, colunas, laterais e paralamas internos, entre outros ítens.

São analisados os itens de identificação do veículo obrigatórios por lei e também os não obrigatórios e confrontados com os bancos de dados de padrão (tipo e formato das gravações realizadas pelo fabricante na época da montagem do veículo). É verificada a existência de adulteração em todas as identificações disponíveis no veículo, chassi, motor, câmbio, carroçaria, vidros, placa, selos e plaquetas de segurança (ou de confronto).

Já as vistorias para seguradoras e financeiras são feitas na aquisição do veículo. São vistoriados, conforme solicitações dos clientes, bancos financiadores e empresas de seguro veicular.

Empresa credenciada pelo De4tran em vistoria veicular já opera em Três Lagoas, na avenida Clodoaldo Garcia nº 2.093 (telefone 3524-7437)

Fachada da Contato em Três Lagoas, na avenida Clodoaldo Garcia nº 2.093

Diagrama do sistema de vistoria e perícia automotiva.

Vistoria terceirizada ‘mata’ filas no Detran

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.