24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Novos empreendimentos direcionam crescimento de Três Lagoas

13/06/2011 00h56 – Atualizado em 13/06/2011 00h56

Autoridades e empresários do município apontam novo ponto de desenvolvimento da cidade

Construção de shopping center, unidade do Sesi, dois condomínios, além do aeroporto atraíram a atenção de investidores que pretendem construir hotel de alto padrão

Ricardo Ojeda

Três Lagoas é um dos poucos municípios do país com uma taxa de crescimento acima da média nacional. Nos últimos anos, a cidade cresceu vertiginosamente ultrapassando a densidade populacional estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que previu no último Censo, realizado no ano passado uma media 1,3% ao ano.

NOVA REALIDADE

Com a explosão industrial, Três Lagoas que até 2009 tinha 89.493 moradores, hoje ultrapassa a casa dos 101.722, habitantes. Um crescimento de 12.229, ou seja; acima dos 10% de pessoas que, atraídas pelo processo industrial migraram para a cidade, hoje considerada a capital industrial do Estado.

Para atender esse crescente demanda, a cidade teve que se adequar à nova realidade. Centenas de novos imóveis de baixo, médio e alto padrão foram edificados e números iguais estão sendo construídos em vários bairros da cidade. Essa movimentação injetou ânimo no comércio local, principalmente em supermercados, restaurantes e lojas especializadas em materiais de construção.

Imagem aérea do condomínio Village do Lago, considerado de alto padrão, localizado próximo ao balneário municipal

Nesse período, vários loteamentos para atender todas as classes sociais foram lançados, incluindo condomínio fechado de médio e alto padrão. O primeiro condomínio horizontal lançado foi o Alto dos Ipês, seguido do Portal das Águas e Village do Lago. Todos em empreendimentos foram bem aceitos pela sociedade, tendo grande liquidez na comercialização.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Se por um lado, com a chegada de novos moradores, houve a necessidade de ampliar o leque imobiliário, por outro observou a direção do crescimento da cidade. Diante disso, os novos empreendimentos que serão lançados em breve é às margens da rodovia BR 158, saída para o município de Selvíria e na avenida de acesso ao balneário municipal, onde está localizado o condomínio Village do Lago, considerado de alto padrão.

Naquela localização da cidade, será construído o Shopping Nações Três Lagoas, investimento na ordem de R$ 72 milhões, que terá a solenidade de lançamento da pedra fundamental no próximo dia 17. Além disso, próximo ao local será construída a mais moderna unidade do Sesi, em uma área de 60 mil metros quadrados doados à instituição pela família Salomão.

Outro empreendimento que brevemente será implantando no local é mais um condomínio de alto padrão que o empresário Jeferson Salomão pretende investir.

MAIS INVESTIMENTOS

Atraídos por esses investimentos, um grupo de empresários estiveram reunidos na semana passada com a prefeita Márcia Moura, onde mostraram um moderno projeto para construção de um hotel de alto padrão, com investimentos previstos de R$ 20 milhões.
Depois de percorrer vários setores da cidade, o grupo empresarial, escolheram área para erguer empreendimento próximo ao local onde será construído o shopping. Dois locais visitados chamaram a atenção dos empresários, um em frente ao condomínio Village do Lago e o outro próximo à BR 158.

ALVO DE CRESCIMENTO

A prefeita Márcia Moura, disse na reunião que a preferência dos investidores pelo local está correta. Segundo ela, o crescimento da cidade será naquela localidade.
Por sua vez, embora com mais cautela, o secretário de Obras, Getúlio Neves afirmou que a cidade tem tudo para crescer naquele ponto. Inclusive, ele afirmou que em breve será construída uma avenida que vai ligar a BR 158, passando em frente do Colégio Objetivo até chegar a estrada Boiadeira.

SEM ESPAÇO

Recentemente, o empresário do ramo imobiliário, Roberto Fachin afirmou categoricamente que não existe outra opção para a cidade crescer se não for naquele ponto. Fachin disse ainda que outros empreendimentos imobiliários de alto padrão não tem para onde crescer. “Não existe espaço”, reiterou.

A opinião do empresário tem critérios técnicos. Exemplo disso é o bairro Parque dos Ipês, um dos que mais desenvolveu nos últimos anos. O crescimento do empreendimento foi surpreendente, mas agora, não tem mais como crescer verticalmente, devido a floresta nos fundos do loteamento, bem como os trilhos ferroviários que serão instalados, próximo à área florestal.

Vista de Três Lagoas, cidade que teve crescimento populacional acima de média nacional do IBGE provocado pela explosão industrial (Foto: Arquivo/Perfil News)

Novos empreendimentos direcionam crescimento de Três Lagoas

Projeto interno de externo (fachada) do Shopping Nações Três Lagoas que terá lançamento da pedra fundamental no proximo dia 17

Foto aérea do local onde será construído o shopping Nações Três Lagoas (quadrado amarelo), e no quadrado vermelho poderá ser erguido um hotel de alto padrão, enquanto na área sinalizada em azul será edificado a nova unidade do Sesi (Foto: Divulgação)

Flagrante do momento que o projeto de shopping Nações Três Lagoas foi protocolado no setor de Obras da Prefeitura, acompanhado pelos empresarios Paulo Nery e Roberto Fachin (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.