28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

1ª Coronel de MS é candidata a deputada federal; Neidy Centurião pretende ajudar na segurança e direito das mulheres

Investir em creches é uma promessa de campanha da candidata. Mãe de dois filhos, Neidy entende bem o que é precisar deixar os filhos para encarar o mundo e trabalhar

A primeira Coronel do Estado de Mato Grosso do Sul, Neidy Nunes Barbosa Centurião, de 46 anos, ocupa o posto mais alto da Polícia Militar. Na corporação há 28 anos, a candidata a Deputada Federal pelo PSDB, quer fazer história na carreira política e pretende colocar em práticas ótimos projetos se acaso for eleita.

Neidy se tornou Coronel no ano de 2020, fator que foi um marco para o Estado, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em MS. Coxinhense, ela saiu de um ranchinho na beira do Rio Taquari com o sonho de estudar e se formar juíza. Mas, os planos mudaram quando ela viu uma oportunidade ao prestar o concurso da PM.

1ª Coronel de MS é candidata a deputada federal; Neidy Centurião pretende ajudar na segurança e direito das mulheres

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Desde então, Neidy vem construindo uma trajetória de sucesso e já são 28 anos de carreira e relevantes serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense. Ela também ressalta que o reconhecimento é fruto de muito trabalho.

“Foi preciso muito trabalho e muito estudo. A competência acompanha nossos objetivos, assim como várias mulheres que lutam diariamente para conquistarem seu espaço”, contou.

Da infância feliz em Coxim, Neidy mudou para Costa Rica e lá ajudava a família na pecuária leiteira. Mas, embalada por sonhos, teve apoio dos pais e se mudou para Campo Grande para buscar novos rumos. Ao ser aprovada no concurso, mudou para São Paulo. Lá fez a academia e seguiu se dedicando a carreira militar onde permanece há quase três décadas.

SONHOS E PROJETOS

Na disputa das eleições de 2022, a candidata a deputada federal tem vários sonhos para serem realizados e diversos projetos promissores para a sociedade em geral. Neidy pretende ser parceira da saúde, economia, educação, assistência social e principalmente na segurança e direitos voltados para as mulheres. A luta por um sonho faz a candidata se afastar das funções, assim como outros ‘colegas de farda’ fazem quando disputam uma eleição.

1ª Coronel de MS é candidata a deputada federal; Neidy Centurião pretende ajudar na segurança e direito das mulheres

“Durante a campanha eu preciso me afastar das minhas funções e o tempo que temos na política não é contado na nossa carreira policial. Se acaso eu seja eleita também preciso sair da instituição. Esse que será o maior desafio da minha vida, mas o encaro com a mesma garra e coragem com que cheguei até aqui. Irei lutar, incessantemente, pela Segurança Pública. Entre algumas das propostas e prioridades estão reformas no nosso Código Penal, segurança jurídica para as polícias poderem atuar, novas diretrizes para investimento em mais inteligência e maior integração nos bancos de dados policiais. Além, é claro, de ter um olhar mais sensível ao papel da mulher, principalmente as que são vítimas de abusos e agressões”, ressaltou.

OBSTÁCULOS

Mesmo com alguns empecilhos, a coronel não se deixa abalar com os obstáculos e quer fazer diferente na política com um olhar humano voltada para as mulheres vítimas de violência doméstica e para as mães que necessitam trabalhar e nem sempre conseguem apoio.

“Eu tenho alguns sonhos e um deles é poder ajudar na segurança pública, onde vivi 28 anos. Acredito que posso ajudar juntamente com o Governo a aumentar o número de profissionais, oferecendo recursos para qualificação, equipamentos e melhores condições de trabalho. Também desejo ajudar as mulheres. Vejo que muitas vítimas de violência doméstica voltam para os seus agressores por não ter acolhimento. Ela acaba virando refém da violência e pretendo auxiliar essas mulheres a entrarem no mercado de trabalho para não dependerem dos violentadores”, disse.

CAPACITAÇÃO

Um dos projetos que a candidata oferece é unir o útil ao agradável. Com várias indústrias chegando ao Mato Grosso do Sul, a coronel pretende capacitar mulheres vítimas de violência doméstica para que entrem no mercado de trabalho e consigam sair do ciclo de violência.

1ª Coronel de MS é candidata a deputada federal; Neidy Centurião pretende ajudar na segurança e direito das mulheres

“Várias indústrias de celulose serão instaladas em Mato Grosso do Sul. Uma em Inocência e outra em Ribas do Rio Pardo. Milhares de pessoas estão vindo de outras regiões do país para trabalharem nas empresas, já que as pessoas que residem no Estado muitas vezes não são capacitadas. Poderíamos capacitar essas vítimas, colocar gente do MS no mercado de trabalho e ajudar na inclusão”, ressaltou.

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Outro fator que a candidata promete apoiar em Mato Grosso do Sul são as escolas em período integral. Trabalhando nas ruas das cidades, Neidy conta que viu muitos jovens se envolvendo com drogas. Oferecendo uma ocupação a esses estudantes, a taxa de adolescentes usuários de entorpecentes provavelmente cairá.

“A educação é a base do futuro. Precisamos oferecer um alicerce aos jovens para que ele não entre no mundo das drogas. Temos que mostrar outras possibilidades, outras atividades educacionais para que eles tenham alternativas. Não queremos que tráfico convença os nossos adolescentes a usarem entorpecentes”.

PROJETO SOCIAL

Políticas públicas também é algo que a candidata promete olhar de perto. Com usuários de drogas pelas ruas das cidades, a coronel quer criar projetos que ajudem essas pessoas a deixarem o vício e que mães de adolescentes dependentes dos entorpecentes também busquem um refúgio em locais voltados para esse tipo de atendimento.

“Uma mãe que tem um filho menor de idade ela não pode interná-lo. Vimos casos que os pais acabam amarrando os próprios filhos adolescentes por não saberem mais o que fazer. Quando a polícia chega no imóvel ainda precisa levar a mãe até a delegacia, mas o problema maior acaba não sendo resolvido. Quero auxiliar na construção de lugares que atendam esses menores e as mães. Também espaços que internem os usuários de drogas”.

Investir em creches é uma promessa de campanha da candidata. Mãe de dois filhos, Neidy entende bem o que é precisar deixar os filhos para encarar o mundo e trabalhar.

CRECHES 24 HORAS

“Eu ainda fui privilegiada. A família do meu marido me ajudava muito e eu deixava os meus filhos com as minhas cunhadas para conseguir trabalhar, mas sei que muitas mulheres não têm a mesma sorte. Várias tentam estudar, trabalhar, mas não conseguem vagas em creches. Elas são 52% do eleitorado em MS, ou seja, é muita gente e pretendo ajudar a criar creches 24h. Se essas mulheres tiverem lugar para deixarem os seus filhos, se estiverem trabalhando, até a economia vai melhor. Tudo é um ciclo. Muitas mães também trabalham a noite, na segurança pública, as cuidadoras de idosos, etc. Devido ao horário elas não conseguem uma creche para deixarem as suas crianças. Queremos mudar isto, creches 24h é essencial”, finalizou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.