24/09/2002 14h00 – Atualizado em 24/09/2002 14h00
A cada meia hora uma criança é vítima de abuso sexual, no Brasil. Os casos cresceram tanto este ano que a Secretaria Nacional de Assistência Social decidiu lançar uma campanha de esclarecimento. O Jornal Hoje também decidiu entrar nessa luta e exibe agora a primeira de uma série de três reportagens sobre essa violência covarde, que deixa marcas para toda a vida.
Da infância uma adolescente de 13 anos guarda lembranças de dor e tristeza. Ela foi vítima de abuso sexual por duas vezes. “É horrível. É um sofrimento que a gente passa. É horrível” – disse a garota que não quis ser identificada.
Um sofrimento para ela e para muitas crianças brasileiras. No primeiro semestre deste ano, o disque-denúncia nacional recebeu 418 casos. São 245% a mais do que no mesmo período do ano passado. Oitenta e dois por cento das vítimas têm menos de 10 anos e 80% são meninas.
A maioria dos casos de abuso sexual contra crianças acontece dentro de casa. O agressor está muito próximo da vítima. É o padrasto, o pai, um vizinho. Apesar de as denúncias estarem aumentando, muitos casos ainda são tratados como assunto de família e permanecem entre quatro paredes.
“São vidas que estão em jogo. É preciso que o público colabore porque trata-se de um fenômeno do qual não se tem realmente a dimensão, mas sobre o qual precisamos atuar com a maior rapidez” – disse a representante da Secretaria Nacional de Assistência Social Wanda Engel.
Uma nova campanha nacional alertará os brasileiros para o problema e lembrar que família é para proteger, não o contrário.
Uma mulher venceu o medo, rompeu o silêncio e denunciou o próprio marido. Ele abusava das duas filhas.
“Não pode ficar calada. Tem de falar para que se faça Justiça. Isso porque quando se faz Justiça naquele, outro vai ter temor” – disse a mão que não quis ser identificada.
As meninas agora recebem ajuda de psicólogos para tentar superar o trauma. “Eu merecia ter respeito porque sou uma criança e sou filha dele. Ele por ser meu pai nao devia ter feito o que fez comigo” – contou a menina que não quis ser identificada.
Quem quiser denunciar abusos contra crianças deve ligar para o telefone: 0800-990-500
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.
Fonte: Globo.com/jornalhoje