20.6 C
Três Lagoas
sábado, 13 de setembro de 2025

Homens armados invadem templo hindu e matam ao menos 23 na Índia

24/09/2002 14h11 – Atualizado em 24/09/2002 14h11

GANDHINAGAR, Índia – Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas quando homens armados invadiram um templo hindu no estado de Gujarat, Oeste da Índia, onde centenas de pessoas rezavam. As autoridades indianas responsabilizaram radicais muçulmanos com bases no Paquistão de perpetrar o ataque, mas o governo paquistanês lamentou a matança e negou qualquer participação.

A chacina no templo de Swaminarayan, localizado na capital do estado, Gandhinagar, trouxe de volta o espectro dos massacres sectários ocorridos na cidade de Ahmedabad, também em Gujarat, em fevereiro e março deste ano. Naquela época, centenas de pessoas morreram em sangrentos choques entre muçulmanos e hindus. O Paquistão lamentou o massacre e negou qualquer participação no episódio.

O ministro do Interior, LK Advani, disse em Nova Délhi que as vítimas do ataque ao templo incluiam 13 homens, seis mulheres e quatro crianças. O ministro pediu calma e que hindus e muçulmanos não recorram a atos de vingança violentos. Ele afirmou que os culpados pela matança ainda estão no templo. Tropas indianas cercavam o complexo de prédios e era possível ouvir o barulho de tiros e explosões no local.

As autoridades disseram que a matança começou quando três homens entraram no templo e começaram a atirar indiscriminadamente em fiéis, com rifles de assalto. Uma testemunha disse que havia cerca de 600 pessoas no local.

No começo do ano, Gujarat foi manchado pelo sangue de conflitos sectários, quando multidões de muçulmanos foram acusadas de atear fogo a um trem que carregava ativistas hindus. Mais de mil pessoas – em sua maioria muçulmanas – foram mortas em distúrbios que se seguiram ao ataque.

Fonte: GloboNews

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.