25/09/2002 10h44 – Atualizado em 25/09/2002 10h44
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vai antecipar a vacinação contra a febre aftosa em 16 municípios da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A primeira informação é que seriam 17 cidades, mas segundo gerente de Defesa Sanitária Animal do Iagro, Osvaldo Pereira Dias, a ação vai atingir 16 cidades, que totalizam 3,5 milhões de cabeças de gado.
A portaria com a determinação deve ser publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. Conforme o gerente, ficam de fora da antecipação os municípios de Corumbá e Ladário, que fazem fronteira com a Bolívia. Nestes locais, a campanha começa em sua data normal, que é no mês de novembro.
A partir de amanhã, todos os pecuaristas desta região, que soma1131 quilômetros de fronteira com o Paraguai, sendo 539 quilômetros de fronteira seca, estão convocados a vacinar seus animais. A campanha vai até dia 31 de outubro e eles têm até 18 de novembro para declarar a vacinação no Iagro.
A ação seria realizada apenas nos municípios de Sete Quedas, Japorã e Paranhos, mas será estendida. A intenção é garantir maior segurança à sanidade animal do rebanho estadual, diante da suspeita de foco de febre aftosa, detectada no último sábado em propriedade situada no Paraguai a 20 quilômetros da fronteira, em região próxima ao município de Sete Quedas.
Por causa da denúncia, o Iagro está impondo rigor na fronteira com ação que envolve veterinários do órgão, homens do Exército e da Polícia Militar.
O Ministério da Agricultura suspendeu a importação de gado em pé (vivo) do Paraguai, visando prevenir a status sanitário do rebanho sul-mato-grossense que desde maio de 2001 é considerado livre da febre aftosa.
As cidades atingidas pela campanha são: Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.
Fonte: RMT ONLINE