25/09/2002 09h54 – Atualizado em 25/09/2002 09h54
A russa Oxana Fiodorova perdeu sua coroa de Miss Universo, apenas quatro meses depois de ter conquistado o prêmio, por causa do não cumprimento de suas obrigações, segundo os organizadores do concurso. A coroa agora ficará com a panamenha Justine Pasek, segunda colocada e muito aplaudida na final do concurso, realizada em Porto Rico.
É a primeira vez, nos 52 anos de história do concurso, que uma Miss Universo é destituída de sua coroa.
A porta-voz da Organização Miss Universo, Esther Swan, disse nesta segunda-feira que Fedorova perdeu seu reinado por não levar em consideração as advertências de que sua recusa de realizar determinadas funções era inaceitável.
Swan se negou a confirmar a notícia do New York Post, que citou fontes internas da organização, de que Fedorova está grávida.
“Esse é um fator que não podemos confirmar, porque não sabemos. Porém, formos informados de que ela ganhou um pouco de peso”, destacou.
Segundo o Post, Fedorova vive em meio ao luxo oferecido por um noivo com bons contatos sociais.
Também já se especulou que os dois casaram em segredo. Fedorova é advogada e está trabalhando em uma tese de doutorado relacionada a direito cívil.
“Ela é de uma beleza incrível, mas incrivelmente malcriada”, afirma o jornal citando uma pessoa que conhece a russa.
A porta-voz da organização ressaltou que a falha da russa é não comparecer ao trabalho.
O empresário milionário Donald Trump, proprietário do concurso de Miss Universo, formalizará em uma coletiva de imprensa em Nova York na terça-feira a transferência da coroa a Pasek.